40% DA FROTA PAROU… Greve de motoristas de ônibus marca a manhã desta segunda em João Pessoa
O pessoense que precisa utilizar o transporte público amanheceu, esta segunda-feira (27/01), em meio ao tumulto da greve dos motoristas de ônibus. A paralisação iniciou por volta das 4h00, e a estimativa é que 100 mil passageiros sejam, direta ou indiretamente, afetados.
Representantes do Sindicato dos Motoristas e Trabalhadores em Transportes Rodoviários de Passageiros do e do Sintur (Sindicato das Empresas de Transporte Coletivo Urbano) informaram que a paralisação atinge 40% da frota, segundo o que estabelece a legislação sobre greves, e seguindo recente decisão da Justiça.
Segundo Isaac Júnior, presidente do Sintur, como parte da paralisação estão ocorrendo piquetes, nas garagens de ônibus, para impedir que circulem além do que está pactuado pela categoria. Os 60% correspondem a cerca de 250 ônibus, de um total de 420.
Já o presidente do Sindicato dos Motoristas, Rone Nunes, os motoristas permanecem nas garagens, mas se recusam a sair para operar os ônibus. Segundo Rone, a categoria está revoltada, por conta do insucesso nas negociações salariais com os empresários.
Reinvidicação – A categoria pede um reajuste salarial de 15%, enquanto o sindicato patronal apresentou uma proposta de 3%. Além do aumento, os motoristas pedem reajuste de 50% da gratificação, o retorno do vale alimentação, suspenso desde 2019, e o fim das duas jornadas de trabalho.
Uma audiência de conciliação entre as partes deve ocorrer ainda hoje, com a presença do Ministério Público do Trabalho. A discussão também está sendo influenciada pelo recente aumento na tarifa de ônibus, que passou de R$ 4,90 para R$ 5,20 no dia 13 de janeiro.
Segundo os motoristas, o reajuste no valor da passagem não refletiu em melhorias salariais para a categoria.
(* foto do G1 Paraíba)