20 ANOS DEPOIS… Ricardo Coutinho anuncia oficialmente retorno ao PT sob protesto de deputados
O ex-governador Ricardo Coutinho confirmou, na manhã desta segunda (dia 27), sua filiação de volta ao PT, sob protesto de militantes, como os deputados Anísio Maia e Frei Anastácio. Ricardo Coutinho retorna ao partido, 20 anos depois de ter sido praticamente expulso, após um escândalo nas hostes partidárias.
Numa postagem em rede social, o ex-governador confirma o “ato de filiação pela democracia: Ricardo Coutinho, Cida Ramos, Jeová Campos, Estela Bezerra e Márcia Lucena decidiram fazer parte do PT na luta pela democracia e por um Brasil melhor. Vamos juntos nessa luta?”
A filiação deverá ocorrer, de forma online, na próxima quinta-feira, com possível participação do ex-presidente Lula, da deputada Gleisi Hoffmann, presidente nacional do PT, e também do ex-presidenciável Fernando Haddad, dentre outras lideranças petistas.
Em sua postagem, o ex-governador anuncia também a filiação do deputado Jeová Campos, das deputadas Estela Bezerra e Cida Ramos, além da ex-prefeita Márcia Lucena (Conde). Há dúvida se os parlamentares poderão se filiar no partido, antes da janela partidária de abril do próximo ano.
Protestos – Nos últimos dias, vários militantes do partido, como os deputados Anísio Maia e Frei Anastácio, contestaram o retorno do ex-governador, sob a alegação de que, segundo eles, o seu comportamento pode levar à desagregação da legenda, por conta de seu estilo politicamente agressivo.
Esse grupo insiste em manter uma aliança do partido com o governador João Azevedo.