Deu de tudo na reta final: Cássio na convenção do PSDB, vices inesperados e disputa na Justiça

Deu de tudo no arremate das costuras partidárias deste sábado. Algumas surpresas, como as indicações vespertinas do deputado Gervásio Filho (que não participou da convenção e não confirmou) para vice de José Maranhão, do médico Ítalo Kumamoto compondo com o senador Cícero Lucena e a inesperada indicação de Ronaldo Cunha Lima Filho na chapa de Romero Rodrigues.

Inesperada também foi a participação do senador Cássio na convenção do PSDB de Campina Grande, após afirmar que não iria a nenhuma delas.

Maranhão revida RC: “Sou velho, mas tenho espírito jovem e não sou velhaco”

A tarde de sábado das convenções foi marcada pelo primeiro embate sério entre dois dos principais protagonistas dessas eleições. Durante a convenção do PSB, o governador Ricardo Coutinho insinuou que José Maranhão, candidato do PMDB, pensa “que é Matusalem”. Uma referência ao personagem bíblico, conhecido pela longevidade.

A resposta de Maranhão veio rapidamente: “Posso ser velho, mas tenho espírito jovem. Sou velho, mas não sou velhaco, nem ladrão!”

Kumamoto aceita ser o vice de Cícero contrariando decisão de Marcondes

A surpresa na convenção do PSDB, na tarde desta sexta (dia 30) foi o senador Cícero Lucena anunciar que o seu candidato a vice será o médico Ítalo Kumamoto, formalizando uma aliança com o PSC.

Pela manhã, durante convenção, o presidente Marcondes Gadelha havia afirmado que seguiria a orientação da direção nacional para oficializar aliança com o PT. Mas, sua decisão foi rebatida pela maioria dos filiados do partido, que resolveram seguir para a convenção dos tucanos.

Frateschi emite nota declarando nulo o plebiscito em Campina e garantindo aliança do PT com PP

A Executiva Nacional do PT acaba de distribuir com a Imprensa uma nota, com uma resolução que, de um lado declara nulo o plebiscito realizado pelo partido, em Campina Grande, na manhã deste sábado (dia 30), de outro mantem a aliança com o PP.

A nota é assinada por Paulo Frateschi, secretário Nacional de Organização e se confronta com a decisão da Justiça de manter a liminar do juiz Valério Porto, que anulou a aliança do PT com o PP. Advogados de Alexandre Almeida lembram que a Executiva Nacional não se reuniu,e portanto não decidiu em instância colegiada, por isso a nota de Frateschi não teria consequencia.

Marcondes impõe aliança com PT e sai vaiado da convenção do PSC que vai parar na Justiça

Foi em temperatura máxima a convenção do PSC, realizada na manhã deste sábado (dia 30). No Senac. Começou quando o ex-deputado Marcondes Gadelha chegou ao local, afirmando que iria prevalecer seu entendimento em comunhão com a Executiva Nacional do PSC, que optou pela coligação com o PT.

Houve uma imediata reação dos diretorianos, que relegaram por aclamação a aliança, e anunciaram uma representação judicial para tentar reverter a “decisão monocrática e unilateral de Marcondes”. Logo depois, vários canditados a vereador se reuniram com o senador Cícero Lucena, a quem anunciaram apoio, em sua residência.

PMDB tira Santiago e decide lançar Gervasio como vice de Maranhão

O PMDB acaba de mudar de planos, após a rebelião na coligação com a indicação do ex-deputado Wilson Santiago para vice do candidato José Maranhão. O novo candidato a vice não será mais Santiago, mas o deputado Gervásio Filho, como forma de acomodar as várias tendências dentro da aliança liderada pelo PMDB.

Indicação de Santiago a vice provoca racha com PMN e ameça do PR na coligação do PMDB

O exemplo de que não faz omelete sem quebrar os ovos é a reação de partidos como o PMN de Lídia Moura e PR, de Wellington Roberto, que decidiram reagir contra o iminente lançamento do ex-deputado Wilson Santiago como o vice na chapa encabeçada pelo ex-governador Zé Maranhão, do PMDB.

A informação que Santiago seria o escolhido surgiu nas primeiras horas deste sábado (dia 3), e imediatamente veio a reação. Lídia, inclusive, já antecipando que o PMN está fora da coligação liderada pelo PMDB.

Justiça mantem liminar e PT lança candidato próprio em Campina

As eleições em Campina Grande estão definitivamente judicializadas e podem terminar no tapetão. Na madrugada deste sábado (dia 30), o desembargador plantonista Ricardo Vital decidiu manter a liminar do juiz Valério Porto (5ª Vara Civil de Campina), que suspendeu a coligação do PT com o PP.

Pela manhã, com base na decisão, o presidente reempossado Alexandre Almeida realizou a convenção do PT que homologou seu nome como candidato a prefeito, tendo a professora Flávia Maria como vice.