Padrinhos politicos decidem sorte de seus candidatos nas urnas

Impressiona como nos dois maiores colégios da Paraíba as eleições se transformaram em disputa entre padrinhos políticos. Em João Pessoa, o governador Ricardo Coutinho apadrinha a candidata Estelizabel Bezerra, enquanto o prefeito Luciano Agra é o avalista eleitoral do deputado Luciano Cartaxo.

Em Campina, onde a disputa parece mais acirrada, o senador Cássio Cunha Lima ancora a candidatura do deputado Romero Rodrigues, de um lado. Do outro, o prefeito Veneziano apadrinha a médica Tatiana Ribeiro, enquanto o ministro Aguinaldo Ribeiro é a principal âncora da irmã Daniella Ribeiro.

E ainda que o guia tenha um papel importante nessa guerra, está claro que, no resumo da ópera, o candidato estará tanto melhor quanto estiver a saúde política do seu padrinho até as urnas.

Diap elege Vital um dos 10 parlamentares mais influentes do Congresso

De certa forma já se esperava uma referência ao trabalho do senador Vital Filho, dentre os parlamentares mais destacados do Congresso. Sua atuação em várias comissões do Senado, como na de Orçamento, ou na presidência da CPI do Cachoeira, certamente seria um passaporte para esse destaque, que veio, enfim, com o levantamento do Diap.

Figurar como uma das dez melhores “cabeças” do Congresso no primeiro mandato de senador não é para qualquer um. Ainda mais em meio a tantos parlamentares com maior rodagem que, mesmo após tantos mandatos, não conseguem se destacar no Congresso.

Tuitadas: quando a emenda sai pior do que o soneto

Ficou a impressão de que o senador Cássio Cunha Lima tentou emendar o soneto dos twitters em que cobrou paternidade das obras, como o Centro de Convenções, que foram desmerecidas pelo governador Ricardo Coutinho em sua mídia oficial. Mas, o efeito talvez não tenha sido o esperado. Quase sempre a emenda sai pior do que o soneto.

Diante de toda a repercussão que suas tuitadas causaram, Cássio amenizou as críticas a Ricardo Coutinho e passou uma impressão estranha à sociedade.

Trocando de bolso e de notas

Antes de sair pros comícios, na sua campanha à reeleção, o deputado Domiciano Cabral trocava uma nota de R$ 50 em cédulas de R$ 1 e colocava num bolso. O dinheiro graúdo, pra uma necessidade, colocava em outro. Durante uma caminhada em Bayeux, em meio a peditório infernal, terminou trocando de bolso e, inadvertidamente, deu […]

Lula escala Zé Dirceu para apoiar Cartaxo e derrotar Estelizabel

Pelo menos é o que sustenta o prestigiado jornalista Cláudio Humberto, em sua coluna desta segunda-feira (dia 20), com base em informações do bunker petista. Segundo Cláudio, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva escalou pessoalmente o ex-ministro Zé Dirceu para essa missão em João Pessoa.

A ideia é integrar Zé Dirceu à campanha de Luciano Cartaxo, do PT, para derrotar Estelizabel Bezerra, do PSB.

Ministério Público dá parecer contra aliança do PP com o PT e mantem Almeida

Mais uma pedra no caminho da aliança entre o PP da deputada Daniella Ribeiro e o PT, em Campina Grande. O procurador eleitoral Yordan Moreira Delgado acaba de emitir parecer contrário à coligação. Após duas decisões em primeira instância contrárias à aliança, advogados dos dois partidos recorreram ao TRE.

O recurso deverá ser julgado, talvez ainda esta semana, pelo Tribunal, com relatoria do juiz Miguel de Brito Lyra, mas já com o parecer contrário do Ministério Público Eleitoral. Com isto, segue mantida a candidatura de Alexandre Almeida que, a partir desta terça (dia 21), poderá participar normalmente do guia eleitoral.

TJ pode ter mais três desembargadores: Gilberto, Aluízio e Wolfran

Tem tramitado nos bastidores uma operação que pode redundar, dentro em breve, na nomeação de pelo menos mais três desembargadores no Tribunal de Justiça da Paraiba. Inclusive, até onde o Blog pode apurar, os nomes mais cotados são o procurador-geral do Estado, Gilberto Carneiro, e os juízes Aluízio Bezerra e Wolfran da Cunha Ramos.

O procurador Gilberto Carneiro entraria pelo quinto constitucional, através da OAB. Os juízes seriam nomeados por merecimento e antiguidade.