O problema do poblema

Contado por Roosevelt Vita. O desembargador Sílvio Porto foi, certa vez, procurado por uma funcionário da Justiça para despachar sobre questões burocráticas. Após resolver várias pendências, o funcionário pegou um documento e disse: “Agora, esse aqui, desembargador, é mais díficil. É um poblema (!) sério…” O desembargador: “Então, estão ruim mesmo. Porque, problema a gente […]

Caso Cagepa: Assembleia é notificada e deve recorrer contra decisão de desembargador

A Assembleia Legislativa foi notificada, na manhã desta terça (dia 28), da decisão do desembargador Genésio Gomes Pereira Filho, com respeito à liminar mandando suspender o arquivamento do pedido de aval do Governo do Estado para o empréstimo de R$ 15o milhões da Cagepa.

Segundo o presidente Ricardo Marcelo, a matéria será remetida, agora, para uma avaliação técnica da procuradoria-geral, mas a disposição é de recorrer.

Após decisão da Assembleia, arquivando o pedido de aval do Governo, o líder Hervázio Bezerra resolveu recorrer, via mandado de segurança.

Caso Cagepa: “É decisão interna corporis não cabe intromissão de outro poder”

O deputado Janduhy foi dos primeiros a reagir contra a recente decisão da Justiça, concedendo liminar para suspender o arquivamento do pedido de empréstimo da Cagepa: “Nós respeitamos decisão da Justiça, até porque decisão da Justiça é para se cumprir, mas entendo que o caso se trata de matéria interna corporis, e não cabe intromissão de outro poder. Então, vamos aguardar o parecer da Procuradoria da Assembleia para recorrer.”

Segundo o deputado, “existe o princípio da harmonia e independência entre os poderes que ficam comprometido, entendemos que se trata de uma intromissão indevida, e por isto acredito que a Justiça, ao final, manterá a decisão soberana da Assembleia”.

Petistas comemoram aparição de RC em guia eleitoral

A noite de segunda-feira (dia 27) foi de comemoração no bunker do candidato Luciano Cartaxo. O motivo foi a aparição do governador Ricardo Coutinho no guia da candidata Estelizabel Bezerra. Assessores da coligação liderada por Cartaxo dizem que RC só decidiu entrar no guia, após a provocação do candidato a vice Nonato Bandeira, ao afirmar que ele estava com síndrome de Cooperfield, em alusão ao mágico que tinha o hábito de desaparecer.

“Para mostrar que não estava com a síndrome, o governador decidiu entrar no guia”, ironizou um assessor petista. E complementa: “Nonato atingiu o objetivo.”

Vital já admite disputar a presidência do Senado

A Paraíba já teve um presidente de Senado. Ele era conhecido pela capacidade de articulação. Foi Humberto Lucena que, aliás, tanta falta tem feito ao Estado nesses tempos turbulentos. Agora, décadas depois, há uma chance de repetir o feito. Tem crescido muito em Brasília a articulação em torno do senador Vital Filho para disputar presidência da Casa. Apesar de reconhecer os obstáculos no caminho, ele próprio admite: “A possibilidade é real, e pode ocorrer.”

Apontado pelo Diap como um dos 100 “cabeças” do Senado, Vital tem sido especulado pelo seu partido, o PMDB, há tempos, como uma forma de superar as divergências internas, entre os grupos de Renan Calheiros e Eunício de Oliveira.