Ibope mostra Cartaxo à frente com mais de 150 mil votos

A primeira pesquisa Ibope/TV Cabo Branco, colhida entre os dias 17 a 19, traz números mais impiedosos para o senador Cícero Lucena, do que aqueles anunciados pela pesquisa Ipespe/Jornal da Paraiba, coletada entre 15 e 17 de outubro, dois dias antes. Segundo o Ipespe, a diferença entre o candidato Luciano Cartaxo (65%) e Cícero Lucena (35%) seria de aproximadamente 100 votos, considerando apenas os sufrágios válidos.

Pelo Ibope, Cartaxo vai a 73% contra apenas 27% conferidos a Cícero, computando somente os votos válidos, que se assemelha ao resultado de apuração do Tribunal Regional Eleitoral. Com isto, a diferença entre eles atinge 46%, ou seja, mais de 153 mil votos, em favor do petista.

Ibope Campina: Tatiana avança e reduz diferença de Romero pra 8%

Poucas horas após a publicação da pesquisa Ipespe/Jornal da Paraíba, a primeira amostragem do Ibope/TV Cabo Branco revela um afunilamento nas candidaturas de Romero Rodrigues (47%) e Tatiana Medeiros (39%). Na pesquisa Ipespe, a diferença entre os dois era de 14%, favoráveis ao candidato tucano, ou cerca de 33 mil votos. Na pesquisa Ibope, essa margem cai para apenas 8%, pouco mais de 18 mil votos.

Tem uma explicação: a pesquisa Ipespe foi realizada entre os dias 15 a 17 deste mês. Já o Ibope colheu os questionários entre os dias 17 a 19. Ou seja, dois dias depois. E a julgar como verdadeiros, os números revelam um crescimento surpreendente da candidata Tatiana, que teria tirado vários pontos percentuais em apenas dois dias campanha, se é possível comparar os números das duas pesquisas.

Rebelião no PMDB após indicação de Maranhão para presidência

Incêndio no arraial do PMDB. Tudo começou depois que o partido fez publicar edital, anunciando eleição para escolha do novo presidente estadual, simultâneo ao lançamento do nome de Zé Maranhão pelo prefeito Veneziano, o senador Vital e outras lideranças peemedebistas. O grupo mais teen liderado pelos deputados Gervásio Filho, Trócolli Jr, Wilson Filho e Manuel Jr decidiu se rebelar.

Segundo Trócolli, “não se pode aceitar certas decisões tomadas de cima pra baixo se ouvir os demais companheiros”. O deputado defende uma via de diálogo com o ex-governador Maranhão, antes de partir para o confronto direto numa disputa em convenção. Mas, entende que se tornou difícil diante da irritação que tomou conta de parte do partido, após o lançamento de Maranhão.

Ipespe Campina: Romero tem 33 mil votos de maioria sobre Tatiana

Se as eleições fossem hoje, segundo os números da pesquisa Ipespe/Jornal da Paraíba, o candidato Romero Rodrigues estaria com 33 mil votos de maioria sobre a candidata Tatiana Medeiros. Conforme a pesquisa, Romero tem 50% da intenção de votos contra 36% de Tatiana, num cenário onde ainda há cerca de 14% de votos brancos, nulos e indecisos.

Porém, quando se avaliam apenas os votos válidos, descontando brancos e nulos, Romero alcança 58% dos votos contra 42%, conferidos a Tatiana. Subtraindo a abstenção, que girou em torno de 15% no primeiro turno, teríamos Romero com aproximadamente 119 mil votos, contra cerca de 86 mil da candidata do PMDB. A diferença, portanto, vai a 33 mil votos.

Pesquisa Ipespe: Cartaxo impõe 100 mil votos sobre Cícero

A última pesquisa Ipespe/Jornal da Paraíba, sobre a corrida eleitoral em João Pessoa, traz uma diferença de aproximadamente 100 mil votos do candidato Luciano Cartaxo (PT) sobre o tucano Cícero Lucena. Segundo a pesquisa, Luciano teria 52% da intenção de votos, seguido à distância por Cícero, com 27%, registrando ainda 11% de brancos e nulos, além de 10% de indecisos.

Mas, quando se computam apenas os votos válidos, Luciano vai a 65% contra 35% de Cícero. Considerando que a abstenção atingiu 15,17% no primeiro turno e esse percentual poderá se repetir no segundo, descontando ainda os brancos e nulos, a diferença entre eles, a preço de hoje, atinge cerca de 100 mil votos, em favor do petista. Detalhe: João Pessoa tem 480.237 votos.