Só lembrando: Grande João Pessoa é a 9ª região mais violenta do mundo

Dois estudos divulgados, no início do mês, revelaram um dado estarrecedor sobre a Paraíba: a Grande João Pessoa está entre as dez regiões mais violentas do mundo. As estatísticas foram fornecidas, ironicamente, pela Secretaria de Segurança Pública do Estado e também pelo Conselho Cidadão Para a Segurança Pública e Justiça Penal, órgão sediado no México, que tem cinco cidades no ranking 10.

Segundo o Conselho Cidadão, a cidade mais violenta do mundo é San Pedro Sula, em Honduras, com uma taxa de 158,87 pessoas assassinadas a cada grupo de 100 mil. A Grande João Pessoa viria em nono lugar nesse ranking, ao apresentar uma taxa de aproximadamente 80 homicídios em cada 100 mil habitantes. Pelo menos é que se pode deduzir dos números da Secretaria de Segurança.

Ibope prevê vitória de Romero sobre Tatiana com cerca de 27 mil votos

O crescimento da candidata Tatiana Medeiros, nesses últimos dias, aparentemente não foi suficiente para virar o jogo sobre o candidato Romero Rodrigues. Pelo menos é que o atestam os números da última pesquisa Ibope/TV Cabo Branco. Pela amostragem, Romero (57%) venceria Tatiana (43%), com uma diferença aproximada de 27 mil votos.

Os números levam em conta apenas os votos válidos, descontados abstenção (em torno de 15% no primeiro turno), brancos e nulos, que devem se situar na casa dos 205 mil sufrágios. Na virada do primeiro para o segundo turno, Romero obteve 44,9% dos votos contra 30% conferidos para a candidata do PMDB. A diferença foi de 32 mil votos.

Ibope projeta vitória de Cartaxo sobre Cícero com 150 mil votos

Os novos números da pesquisa Ibope/TV Cabo Branco, considerando a um dia do pleito, os votos válidos, sinalizam para uma vitória maiúscula do petista Luciano Cartaxo (72%), contra apenas 28% para o tucano Cícero Lucena. Os números revelam de certa forma o que se projetava nessa disputa em João Pessoa, desde a virada do primeiro turno.

Considerando uma abstenção em torno de 15% (que ocorreu no primeiro turno), e descontando os votos brancos e nulos, é previsível que a eleição registre cerca de 330 mil votos válidos. Diante dos novos números do Ibope, esses dados parecem projetar uma vitória de Cartaxo com cerca de 150 mil votos sobre o tucano Cícero Lucena.