Reitora rebate denúncia de farra com recursos da UEPB

A Universidade Estadual da Paraíba decidiu revidar o noticiário, das últimas horas, indicando diversas irregularidades nas contas da Instituição. Dentre as denúncias assinaladas por segmentos críticos à atual gestão da Instituição, consta uma suporta “farra” na aquisição de passagens aéreas e locação de veículos sem licitação.

As denúncias foram formuladas, pretensamente com base em auditoria realizada pelo Tribunal de Contas do Estado, num extenso documento de 30 páginas. A reitora Marlene Alves considerou as denúncias levianas, considerando que as contas ainda não foram votadas, e a universidade já apresentou sua defesa em pontos do relatório.

TCE alerta RC para aplicações a menos com educação em 2012

Agora é oficial. Confirma-se o que a Imprensa já vinha noticiando, nos últimos dias. O conselheiro Artur Cunha Lima emitiu nota do Tribunal de Contas do Estado (TCE) encaminhada ao Governo Ricardo Coutinho, alertando para investimentos em educação em níveis abaixo dos percentuais constitucionais. O alerta foi publicado no Diário do TCE desta sexta-feira (dia 23).

Segundo o documento, até o final do quarto bimestre do ano (janeiro a agosto), as aplicações “considerando-se as despesas liquidadas, corresponderam a 20,29% da receita líquida de impostos e que os valores da auditoria divergem dos apresentados no Anexo X do RREO (20,35%), relativo ao 4º Bimestre do exercício de 2012”.

Há uma divergência apurada pelo TCE, nas contas do Governo Ricardo Coutinho, da ordem de R$ 3,47 milhões, atestando a irregularidade.

Nome do novo delegado

 O prefeito José Alexandre, de Antenor Navarro, apesar do estilo rude, tinha uma grande liderança e, há muito tempo, vinha engasgado com o delegado da cidade. Numa ida do governador Zé Américo a Brejo das Freiras, o prefeito aproveitou para pedir a substituição do delegado. Zé Américo prometeu. Dias depois, mandou um telegrama a José […]

MEC: não há uma escola estadual da PB nem entre as quatro mil melhores do País

Impressionam os números do Enem, divulgados na manhã desta sexta (dia 23), pelo Ministério da Educação, especialmente se olharmos pela perspectiva da Paraíba. Um dado: não há uma só escola da rede estadual de ensino nem entre as quatro mil melhores do País. Uma só. As poucas que constam, ou são particulares, ou da rede federal.

É tão gritante, que apenas na 4.294ª posição surge a primeira escola pública estadual, precisamente o Centro Estadual de Ensino Sesquicentenário, que fica em João Pessoa, e que já foi considerada uma das melhores do Estado. Depois, na 5.320ª a Escola Padre Simão Fileto, que é da rede… municipal de Cubatí.

Adiante, então surge, finalmente, a segunda escola da rede estadual a figurar na lista da cinco mil: Escola João Roberto Jorge, em João Pessoa. Figura na 5.490ª posição do ranking. Trata-se de um dado que fala por si só. É patente a condição em que se encontra a Paraíba, quando o quesito é educação.