Copa 2014: Cartaxo faz sua parte e inclui João Pessoa. Falta Governo enfrentar a violência

Depois de tantas notícias ruins, com a Paraíba sendo manchete nacional em escândalos (como da gastança na Granja), indicadores assustadores de violência (João Pessoa a 10ª cidade mais violenta do mundo) e outras tantas, eis que temos uma notícia boa: o anuncio de que João Pessoa terá um centro de treinamento para seleções da Copa 2014.

Não está ainda muito claro se a cidade ganhará um novo centro esportivo, ou se haverá o melhoramento de algum dos atuais, mas o simples fato do projeto apresentado pelo prefeito Luciano Cartaxo ter sido aprovado pela Fifa já é motivo de contentamento. É algo que mexe com o amor-próprio das pessoas, ressabiadas com tantos fatos deprimentes.

De qualquer forma, foi o que Cartaxo oficializou, após reunião no Rio de Janeiro com representantes do Comitê Organizador da Copa do Mundo da Fifa Brasil 2014

RC demite parente de Cássio e secretário esnoba discussão sobre violência

Fazendo água

Foi surpreendente a demissão de Marco Túlio, da Cagepa, onde trabalhava, há duas décadas. Ele vem a ser concunhado do senador Cássio Cunha Lima que, recentemente, se negou a indicar o presidente da PBGás. Pelo visto ainda tem muito água para passar por debaixo da ponte.

Ausência da Paraíba na Câmara

Lamentável a ausência do secretário Cláudio Lima (Segurança), o Coronel Euler, ou um representante, na audiência promovida pela Câmara Federal, na tarde desta terça (dia 16), para discutir o aumento da violência na Paraíba. Passa a impressão de que não há interesse em discutir o problema.

Como o diabo foge da cruz: Agra rejeita novo partido pra não votar em Ricardo

O ex-prefeito Luciano Agra foi aconselhado a se manter distante do novo partido, a Mobilização Democrática, que será criado nesta quarta (dia 17). A nova legenda, resultante da fusão do PPS com o PMN, deverá apoiar o projeto político do governador Eduardo Campos. É o que sinaliza o presidente do PPS, Roberto Freire.

Caso se confirme essa tendência, Agra não teria como ingressar na Mobilização Democrática, conforme se especulou na praça, porque se o partido vai apoiar Campos, também terá alinhamento com a candidatura à reeleição do governador Ricardo Coutinho. E Agra tem dito que não vota “nunca mais em Ricardo Coutinho”.

Greve da UEPB: RC endurece o jogo, MP pede ilegalidade e reitor lava as mãos

Há um festival de fatos estranhos nessa greve dos servidores da UEPB. Após dois meses de paralisação, o reitor Rangel Júnior se mantém fechado em copas, não atente às reivindicações dos servidores que o elegeram, e ainda lava as mãos nas negociações com o Governo RC. É realmente de causar estranheza. Sem ser pressionado, é tudo o que o Governo quer.

Aliás, a secretária Aracilba Rocha (Finanças), que assina o cheque desde o fim da autonomia da UEPB, já avisou que não cabe ao Governo RC negociar com os grevistas. Segundo ela, isso é papel do reitor. Por seu turno, o reitor alega que a universidade não tem orçamento para atender aos servidores, e não vai cobrar mais recursos do Estado. Ou seja, não tem saída.

Agora, para coroar o surrealismo reinante, o Ministério Público decide requerer a ilegalidade da greve.

Cartaxo revida RC: “Não precisa ficar com raiva por causa do passe livre”

A arenga entre o governador Ricardo Coutinho e o prefeito Luciano Cartaxo rendeu outro capítulo. Após acusar o prefeito de nada ter feito em 100 dias de Governo, RC também afirmou que o passe livre do estudante é “uma farsa”. O governador alegou que os estudantes “moram perto de suas escolas, então não vai beneficiar ninguém”.

Cartaxo decidiu revidar: “Quem está criticando o passe livre deve começar a aprender a contar. Temos, por exemplo, mais de 500 estudantes no turno da noite, que precisam do benefício. É uma conquista deles, não do prefeito Luciano Cartaxo. Agora, não precisa ficar com raiva por causa das melhorias que nosso Governo está implantando.”