Após vaias, pressão e ameaça judicial, governador autoriza promoção de PMs

O governador Ricardo Coutinho não resistiu à pressão dos policiais e recuou. Primeiro, as esposas dos PMs promoveram um protesto puxado a vaias em Itabaiana, durante uma plenária do Orçamento Democrático. Foi um alerta. Depois, as entidades da Polícia Militar anunciaram ação judicial para obrigar o Governo a conceder a promoção de mil soldados e cabos.

Os praças já tinham cumprindo os dez anos de permanência nas atuais funções, além de se submeterem ao curso de formação, como prevê a legislação, mas o governador vinha se negando a conceder o benefício, desde o ano passado. “Nós estávamos com a documentação preparada para ir à Justiça”, revelou o coronel Francisco, presidente do Clube dos Oficiais.

RC ataca Marlene e acerta Cássio: “Pegaram o dinheiro da UEPB pra construir museus”

O governador Ricardo Coutinho começa a perder o receio de criticar a gestão do ex Cássio Cunha Lima. Durante plenária do Orçamento Democrático, no final de semana, em Guarabira, RC bateu duro na administração da UEPB, sob direção da ex-reitora Marlene Alves e, por tabela, no Governo Cássio: “Pegaram o dinheiro da universidade para fazer dois museus.”

Segundo Ricardo Coutinho, o dinheiro deveria ter sido aplicado em atividades fins, “que é a formação de recursos humanos… não investiram nada nos campi da UEPB”. E acrescentou para a assistência: “Eu adoro museu, mas, amigo velho, bote lá primeiro uma carteira, uma sala de aula, para que o professor dê uma aula para que o estudante possa estudar.”

Cássio cobra senatória e vice em 2014, mas RC faz ouvidos de mercador

O senador Cássio Cunha Lima tem se especializado, nos últimos tempos, em mandar mensagens aparentemente cifradas para o governador Ricardo Coutinho. Apesar de defender, em todas as suas entrevistas, a aliança do PSDB com o PSB, Cássio não tem se furtado de pontuar algumas posições, que têm incomodado ao governador.

Nos últimos dias, porém, Cássio aprofundou o discurso e tem admitido em todas as suas entrevistas que a aliança do PSDB com o PSB está vinculada à indicação dos candidatos a vice-governador e ao Senado.

Mas, percebe-se que o governador tem feito ouvidos de mercador às declarações do senador tucano, e não tem confirmado, pelo menos publicamente, que está reservada a Cássio a prerrogativa de indicar os dois candidatos em sua chapa de reeleição.

Juiz cobra do Governo RC condomínio para policiais

Surpreendente a postagem do juiz Josivaldo Félix, cobrando do Governo do Estado, através da Cehap, a construção de um condomínio fechado para os policiais militares. O magistrado se soma a outras tantas autoridades do Estado preocupadas com a situação porque passam os policiais na Paraíba, inclusive com as promoções suspensas pelo governador Ricardo Coutinho.

O juiz defende a construção do conjunto, como uma forma de minimizar os problemas dos policiais, com salários defasados e sendo obrigados a morar em locais insalubres, muitas vezes próximos de onde circulam os bandidos. Situação que, obviamente, põe em risco não só a vida do policial, como especialmente de sua família.