O dia em que os paraibanos voltaram às ruas

A verdade é que as pessoas foram para as ruas e não há como tira-las de lá, sem que haja mudanças efetivas no cenário do País. Nem os próprios organizadores sabem como parar a locomotiva que pôs a se mover e está levando em seus vagões levas de pessoas indignadas com tanta incompetência, num País de tantas riquezas, onde apenas alguns poucos estão no banquete.

Não é mais uma manifestação contra algo específico. É contra tudo que agride a integridade do cidadão, e é contra todos que possam ter contribuído para levar o País à situação em que se encontra. Há uma revolta difusa e generalizada contra os políticos, de quaisquer partidos, pois eles representam o que mais afronta a dignidade do cidadão: os escândalos e a corrupção desenfreada.

RC não deve despachar em Palácio hoje por causa da onda de protestos

O governador Ricardo Coutinho deverá mudar a sua rotina na tarde desta quinta-feira (dia 20). Informes extraoficiais indicam que o governador não deve despachar a partir das 16 horas no Palácio da Redenção, em função do protesto que foi programado para iniciar no Lyceu Paraibano e, provavelmente, terminar na Praça João Pessoa, em frente ao Palácio da Redenção.

Houve informações desencontradas, nas últimas horas, sobre o itinerário do protesto dessa tarde. A maioria dos organizadores do movimento entende que a Praça João Pessoa é o local ideal para encerrar, “por centralizar os três poderes na Paraíba”, alvo de parte dos protestos dos manifestantes paraibanos. Mas, ficou acertado que passará pela Praça e de lá seguirá para Epitácio e outros corredores.

Onda de protestos: por que os paraibanos vão às ruas?

Sempre esteve claro que não eram apenas pelos centavos a mais nas passagens, ainda que o valor pesasse no bolso de pessoas mais carentes. Era muito mais que isso. Era o grito preso na garganta de quem sofre com um serviço de saúde precário, com uma educação deficiente, com a escalada de violência, de corrupção e uma malha de transporte público medieval.

Em algum momento, os custos elevados para a realização da Copa do Mundo levou as pessoas a refletirem: se o Governo tem tanto dinheiro pra gastar com estádio, por que não tem para oferecer uma educação decente (salários dignos aos professores), hospitais de qualidade, um combate efetivo à violência e à corrupção? É má gestão ou má vontade com o povo?

Assim, o que se percebe é a contextualização das manifestações. O que pesa mais no ânimo é o problema mais próximo. Em São Paulo, a queixa maior é violência? Então, vamos pra rua principalmente contra a violência. Na Paraíba não poderia ser diferente. O que mais pesa por essas latitudes? A violência, transportes público precário, saúde na UTI e, caro Paiakan, tantos escândalos…

Saiba quais deputados votaram a favor do veto de RC ao aumento de salários

Muita gente na Internet querendo saber quais foram os 18 deputados que votaram com o governador Ricardo Coutinho contra a derrubada de seus vetos à MP 204. Bem, o voto, como se sabe, foi secreto. Difícil saber quais foram os parlamentares que, com certeza, votaram contra o percentual de 5,84% de aumento, que eles próprios haviam aprovado.

Deu de tudo na votação, inclusive durante a sessão, o deputado Anísio Maia, líder da oposição, levantou uma questão de ordem, para denunciar que tinha “deputado votando por outro”. Anísio não declinou o nome, mas deu uma pista: “Quem estava em cima nas galerias viu, com certeza, qual foi o deputado que votou pelo outro. Isso vai terminar vazando e vai ficar uma péssima imagem para a Assembleia.”

Confira a lista…