Senadores se unem pra impedir saída da Petrobrás de Cabedelo. Governador silencia

Em meio às turbulências que as labaredas do escândalo do Jampa Digital levantaram na Paraíba não dá pra desconhecer a iniciativa de dois senadores adversários, mas unidos pela mesma causa: o tucano Cássio Cunha e o peemedebista Vital Filho irmanaram forças para impedir que o Porto de Cabedelo perca o terminal de cargas da Petrobrás.

A iminência da Petrobrás trocar Cabedelo pelo Porto de Suape já havia sido alertada pelos deputados Trócolli Júnior e Carlos Batinga. Mas, agora, os pesos-pesados decidiram entrar no jogo. Vital pediu audiências com o Ministério das Minas e Energia e a Petrobrás para impedir a transferência. Já Cássio quer mobilizar a bancada federal para reagir.

Movimento desocupa Assembleia com promessa de debate sobre mobilidade e CPI do Jampa

A Assembleia realizará consulta jurídica para verificar a procedência de instalação da CPI do Jampa Digital, a pedido dos movimentos sociais. Na terça (dia 30), a Casa transformará a sessão ordinária em especial para debater mobilidade urbana, com participação de representantes do Governo do Estado, prefeitos da região metropolitana e empresários do setor.

Ainda na terça, a Casa enviará convocação ao governador Ricardo Coutinho participar de audiência pública com representantes dos movimentos sociais. Na quinta, o procurador Gilberto Carneiro será convocado para prestar esclarecimentos sobre o escândalo do Jampa. Gilberto é um dos 23 indiciados pela Polícia Federal, que apurou desvio de recursos para a campanha de Ricardo Coutinho.

Esse é, em resumo, o saldo dos entendimentos entre os deputados estaduais e integrantes do Movimento do Passe Livre, Fórum dos Servidores e representantes de vários segmentos sociais, que invadiram o plenário da Casa

Assembleia decide convocar indiciados no Jampa Digital para depor

A Assembleia decidiu convocar indiciados no escândalo do Jampa Digital para depor. A resolução foi tomada durante reunião extraordinária da Comissão de Constituição e Justiça, na manhã desta quinta (dia 25). Dentre os convocados estão o procurador Gilberto Carneiro, o marqueteiro Duda Mendonça, o assessor Thiago Meneses e funcionários da Ideia Digital e da Prefeitura de João Pessoa.

Segundo o presidente da CCJ, deputado Janduhy Carneiro, “a Assembleia precisa exercer o seu papel constitucional de esclarecer as denúncias que se transformaram num dos maiores escândalos do Estado com repercussão nacional, então, depois que a Polícia Federal e a CGU fizeram a sua parte, agora é a vez do Legislativo fazer a sua, convocando os envolvidos para esclarecer esse escândalo”.