Sob pressão RC volta atrás na proibição das maquinetas de cartão

Após intensa pressão do empresariado e de toda repercussão negativa, inclusive em âmbito nacional, o governador Ricardo Coutinho deu meia-volta e recuou na decisão de proibir o uso das maquinetas de cartão de crédito, especialmente em bares e restaurantes. A sua proibição tinha sido recebida, em todo o País, como uma demonstração de atraso.
Mas, para não deixar barato a marcha à ré, o governador advertiu aos empresários que irá elevar as penalidades aos que estiverem usando o equipamento de forma irregular. As novas medidas que vão endurecer as penalidades devem ser publicadas no Diário Oficial, edição desta sexta-feira e entrarão em vigor, a partir de 1º de setembro (domingo).
É guerra: RC se irrita com procurador que acusou “comportamento corrupto” no Governo

A pendenga do Governo Ricardo Coutinho com os procuradores do Estado “só tende a se agravar”. Segundo informações repassadas ao Blog, o governador RC “ficou extremamente irritado com declarações do procurador Marcello Terto (presidente da Associação Nacional dos Procuradores), ao afirmar, em nota, que seu Governo tem um “comportamento corrupto”. Isso pesou.”
As afirmações do procurador ocorreram durante a desapropriação da Procuradoria-geral do Estado de sua sede na Epitácio Pessoa (antiga sede do Paraiban), por iniciativa do Ministério Público do Trabalho. Marcello responsabilizou o Governo do Estado pelo descaso com que trata seus procuradores, e acusou a prática de “expedientes escusos para converter a ordem legal”.
Outro ingrediente que tem azedado as relações de RC com os procuradores foi a iniciativa e propor a PEC 37, que obriga o governador nomear um procurador de carreira para a Procuradoria-Geral do Estado, algo que, em tese, afasta o atual procurador Gilberto Carneiro. A matéria foi aprovada nas comissões técnicas da Assembleia e deve seguir para votação em plenário.
Presidente do PSB confirma críticas à secretária mas nega que vá deixar partido

O ex-deputado Biu Fernandes, presidente do PSB de Catolé do Rocha, contatou o Blog para confirmar suas queixas em relação à secretária Márcia Lucena (Educação), mas negou que esteja deixando o partido para se filiar ao PMDB. Apesar de ter, recentemente, participado do seminário “Pensando a Paraíba”, promovido pelo PMDB, em Catolé do Rocha.
Disse o deputado em seu email ao Blog: “Comungo com o deputado João Henrique sobre a desatenção da Secretária Márcia Lucena. Contudo, hoje estou apelando para restaurar a 2ª escola que ruiu em Catolé do Rocha. A primeira, a maior da região, ruiu em maio de 2011 e continua desabada.” A queixa do presidente do PSB foi protocolada desde o início do ano.
Procuradores podem investigar Governo RC e PEC ameça Gilberto Carneiro

Impressionante como no Governo Ricardo Coutinho nada se resolve com diálogo. Especialmente em assuntos relacionados aos servidores. Tudo é na base da escaramuça. Foi assim com os médicos, policiais, pessoal do antigo Ipep, engenheiros, pessoal do Fisco, professores. E, agora, também como os procuradores. O contencioso se tornou uma guerra aberta.
Essa última batalha começou quando o Ministério Público do Trabalho, após identificar várias irregularidades, condenou o prédio onde a Procuradoria Geral do Estado funcionava, além de outras pastas do Governo. De imediato, o Governo responsabilizou os procuradores do Estado de terem “dedurado” o caso ao procurador do Trabalho.
Os procuradores foram para o revide e conseguiram emplacar a PEC 37 na Assembleia. Segundo Sanny Japiassu, ao contrário do que diz o Governo RC, a PEC é constitucional e deve afastar o atual procurador Gilberto Carneiro, caso seja aprovada na Assembleia. Os procuradores também ameaçam investigar todas as licitações do Governo RC.