Deputado anuncia requerimento para instalar CPI do Jampa Digital

O deputado Gervásio Filho revelou ao Blog que deve protocolar, ainda nesta quarta-feira (dia 4), o requerimento de instalação da CPI do Jampa Digital: “Temos todos os elementos necessários para a instalação desta CPI, para aprofundarmos as investigações que foram realizadas pela Polícia Federal, a CGU e o Ministério Público Federal.”

Para protocolar o requerimento, o deputado Gervásio vai precisar de, no mínimo, 12 assinaturas: “Nós já contamos com um número suficiente de deputados que já anteciparam o interesse de subscrever o requerimento.” Após protocolar o requerimento junto à Mesa Diretora, o pedido deve ser avaliado pela procuradoria-geral da Casa para julgar sua procedência.

“Há um fato determinante evidente, que foi o superfaturamento de recursos públicos numa licitação comprovadamente fraudulenta, conforme o extenso relatório da Polícia Federal, e os recursos terminaram financiando a campanha do então candidato Ricardo Coutinho.”

Cartaxo proíbe fichas sujas na Prefeitura. Já no Estado…

Enquanto o governador Ricardo Coutinho segue mantendo em sua gestão vários auxiliares considerados ficha suja, o prefeito Luciano Cartaxo assinou, nesta terça (dia 4), decreto que institui a obrigatoriedade da ficha limpa para a ocupação de cargos no Município. Cartaxo enfatizou a necessidade de consolidar “a ética e a transparência na administração municipal”.

Como se sabe, o governador RC mantém em sua administração os secretários Carlos Antônio (Interiorização) e Adriano Galdino (Casa Civil), considerados ficha suja. Carlos chegou, inclusive, a renunciar da disputa pela prefeitura de Cajazeiras (colocou a esposa em seu lugar) em 2012, precisamente por ter sido atingido pela Lei 135, a chama Lei da Ficha Limpa.

RC pode ser multado pelo mesmo motivo que denunciou Maranhão em 2010

Está comprovado. O governador Ricardo Coutinho tem usado mesmo a Rádio Tabajara para fazer campanha política antecipada e ilegal. Esse é o entendimento do procurador da República, Duciran Farena (foto), que emitiu parecer pelo estabelecimento de uma multa ao governador pelo ilícito. A multa pode variar de R$ 5 mil a R$ 15 mil.

Segundo o procurador, “A propaganda eleitoral antecipada é um ilícito que atenta contra a isonomia entre os candidatos e conforme sua intensidade e os meios utilizados podem configurar uso indevido ou abuso de veículos de comunicação social atingindo a normalidade e legitimidade dos pleitos”. A ação foi movida pelo PMDB.

Veneziano (pra Cássio): “Não é oposição quem ajudou a eleger RC e apoia seu Governo”

“Não tem autoridade para se apresentar na oposição quem apoiou a candidatura de Ricardo Coutinho em 2010, e foi fiador do seu Governo até agora”. A declaração foi dada pelo ex-prefeito Veneziano, no que parece ser um recado com endereço certo para o senador Cássio Cunha Lima, que tem estimulado o lançamento de sua candidatura a governador em 2014.

Segundo Veneziano, “todos precisamos ficar atentos, porque não parece muito digno desembarcar de Ricardo Coutinho, apenas porque o seu Governo está à deriva”. E arrematou: “Esses que ficaram calados durante esses três anos enquanto o Governo perseguiu servidores e se mostrou inapto, não podem posar de oposição agora e saltar de um barco que começa a naufragar”.