Seria a violência na Paraíba apenas uma questão psicológica?

Pude ouvir várias declarações curiosas nos últimos dias, também por alguma influência astral, mas certamente a que mais me impressionou, meu caro Paiakan, foi disparada pelo secretário Cláudio Lima (Segurança). Durante uma solenidade, na manhã desta sexta (dia 4), o secretário afirmou que “a sensação de insegurança é uma questão psicológica”.
Sua afirmação ocorreu, para jurar que, na verdade, os indicadores de violência estão caindo no Estado, especialmente a partir deste terceiro trimestre do ano. Vamos por parte. Seria apenas uma questão psicológica, a Paraíba ter saltado para condição de 3º Estado mais violento do País, conforme dados do DataSus? Houve um crescimento de 55% da violência, segundo o Estadão (bit.ly/12cYsFk ).
Nonato acusa Gilma de esvaziar o PPS: “Nem o marido ela filiou ao partido”

O vice-prefeito Nonato Bandeira externou, no final da noite desta sexta (dia 4), toda a sua indignação com a deputada Gilma Germano. Segundo Nonato, não apenas ela não apresentou “um único filiado ao partido”, como “não conseguiu sequer trazer o marido, Buba Germano, que assumiu sua dependência total do Governo ao entrar no PSB”.
“Foi um comportamento deplorável. A gente podia ter crescido muito. Eles anunciaram vários nomes e não trouxeram um único filiado para fortalecer a legenda. Pelo contrário. Estimularam a saída de membros do partido.”
Efraim segura deputados do DEM mas sem fechar apoio à reeleição do governador

O secretário Efraim Morais (Infraestrutura) voltou a mostrar competência para evitar a debandada dos deputados do DEM. Mas, não saiu de graça: os deputados só decidiram permanecer na legenda, mediante algumas condições. Uma delas foi a criação de um colegiado com dez integrantes, para decidir como o partido se coligará em 2014.
Resumindo: o DEM não está fechado no apoio à reeleição do governador Ricardo Coutinho. Pelo que ficou acertado, caso o senador Cássio Cunha Lima decida (e possa) ser candidato ao governador, em 2014, então esse colegiado será chamado a decidir que projeto irá apoiar: a reeleição do governador RC, ou a candidatura de Cássio. Esse é o ponto.
Benjamim nega interferência de Cássio no PS: “O comando é meu”

O deputado Benjamim Maranhão afirmou ao Blog, na manhã desta sexta (dias 4), que tem o completo domínio do PS (Partido da Solidariedade). Benjamim admitiu a existência de uma boa relação “entre o deputado Paulino da Força Sindical com o PSDB, mas isto não implica que haja interferência do senador Cássio Cunha Lima no partido”.
Benjamim assegurou que Paulino “deu total autonomia aos diretórios estaduais para comandar a política de alianças e as filiações ao partido”. Os comentários sobre a influência de Cássio no PS surgiram após algumas lideranças terem admitido contatos com representantes do tucano para se filiar ao novo partido, preconizando uma aliança com o PSDB em 2014.