PB foi penúltimo nos gastos com Segurança em 2012. Vai piorar: será 18,5% menos em 2014…

Não basta a Paraíba ser o quarto Estado mais violento do Brasil, ou João Pessoa ser considerada a 10ª cidade mais violenta do mundo. Não basta a instituição do toque de recolher pela bandidagem ou roubos tipo levar o dinheiro da romaria de Nossa Senhora da Penha. Não basta, porque o governador Ricardo Coutinho vai reduzir em 18,5% os recursos com Segurança Pública em 2014…

Está na peça orçamentária para o próximo ano. E olha que, em 2012, a Paraíba já foi segundo Estado que menos investiu em Segurança entre todos do Nordeste. Perdeu apenas para o Piaui. O que, obviamente, explica a situação de calamidade em que o Estado se encontra, onde nem autoridades escapam. Há poucos dias, a deputada Daniella Ribeiro foi assaltada duas vezes em restaurantes de Campina Grande.

Cartaxo vence disputa contra Ricardo, diz pesquisa

O prefeito Luciano Cartaxo, pelo visto, tem conseguido levar vantagem no embate com o governador Ricardo Coutinho. Pelo menos é que mostram os números de pesquisa IP4 publicizada nesta segunda (dia 25). Cartaxo surge com um índice de aprovação de 73,31%, um número surpreendente para quem polariza um embate pesado com o governador RC.

Cartaxo tem uma desaprovação de 26,23%, que não é desprezível. Mas, esse percentual pode ser atribuído ao contingente que apoia Ricardo Coutinho (e, portanto se contrapõe a Cartaxo), que é um pouco maior do que obteve a secretária Estela Bezerra nas urnas de 2012. Esse dado parece sinalizar, de fato, que o prefeito vai vencendo a queda de braço com o governador.

O governador, a surra de varas na oposição e a violência

O ambiente não poderia ser mais propício para as belicosas declarações do governador Ricardo Coutinho: um haras. E, na verdade, nem chegaram a surpreender tanto. Como se sabe, o governador tem o hábito de agredir adversários. Na última campanha, por exemplo, chegou a propor umas palmadas na bunda do então prefeito Luciano Agra.

Por isso, não foi de espantar quando afirmou, durante sua festa de aniversário, que vai dar uma surra de varas na oposição, para alegria de sua militância também tão beligerante. Ora, há uma década, quando era do PT Ricardo já ameaçou dar uma surra no Padre Luiz Couto, em convenção realizada no Lyceu, por conta de uma disputa interna do partido.