Deputado acusa Governo de comprar certificado fajuta para o Trauma

Há poucos dias, o Governo Ricardo Coutinho anunciou com toda pirotecnia, que o Hospital de Trauma havia recebido um certificado de qualidade conferida pela Organização Nacional de Acreditação (ONA), através do Instituto de Pesquisa e Planejamento para a Acreditação de Saúde (IPASS). O secretário Waldson de Sousa (Saúde) chegou a comparar o Trauma ao Sirio-Libanês.
O que o Governo não contava era com a argúcia do deputado Anísio Maia. O petista conseguiu o telefone do IPASS e descobriu, segundo assegurou na Assembleia, esta tarde (dia 4), que esses certificados podem ser comprados: “Qualquer pessoa pode ligar para esse IPASS e vão lhe dar a tabela de quanto custa um certificado desses. Podem ligar no seguinte número (41) 3353-5770.”
“Fechar delegacias é condenar a população à própria sorte”, diz Veneziano

Segue rendendo a decisão do governador Ricardo Coutinho de fechar delegacias de polícia, apesar da escalada de violência no Estado. O governador acaba de receber severa crítica do ex-prefeito Veneziano: “Fechar delegacias num estado que sofre com a insegurança, como a Paraíba está sofrendo, é condenar a população à própria sorte”.
Segundo o pré-candidato a governador, a decisão de Ricardo Coutinho “trará ainda mais preocupação para uma população que já vive assombrada com tantos assaltos”. O peemedebista lembrou reportagem em rede nacional veiculada recentemente apresentando dados do Ministério da Justiça segundo os quais a polícia da Paraíba “é uma das mais mal aparelhadas do País”.
Senador vai a ministro cobrar obras da Transposição na PB que estão paradas

As obras da Transposição do São Francisco foram anunciadas no Governo Lula, com promessa de serem concluídas em prazo recorde. Depois de um longo processo de negociação com os contra (a obra) e a licitação, foram enfim iniciadas. Mas, desde então, tem se desenvolvido a passos de tartaruga. Agora mesmo, encontram-se paralisadas.
Uma constatação que levou o senador Vital Filho, na tarde desta quarta (dia 4), ao Ministério da Integração precisamente para cobrar o reinício das obras, principalmente no chamado Eixo Leste, que beneficia a Paraíba, através de um ramal que passa por Sertânia (PE) e Monteiro. A ordem de serviço foi dada desde agosto e até agora, nada da obra.
Deputado destina R$ 3 milhões em emendas para hospitais

Alguns parlamentares da Paraíba têm se notabilizando por empreender um mandato temático. O deputado Luiz Couto, por exemplo, tem focado sua atuação no combate ao crime organizado. Já seu colega Ruy Carneiro tem priorizado a área médica. O tucano acaba de destinar R$ 3 milhões para investimentos em diversos hospitais e centros de habilitação clínica.
“Sei também que sou apenas um grão de areia, mas se cada um nós se empenhar e contribuir, será possível avançar muito pra oferecer uma saúde de qualidade”, pontuou o deputado. Dentre os hospitais beneficiados com a emenda constam o Napoleão Laureno, a FAP e o Universitário Alcides Carneiro que realizam trabalho na área de prevenção, diagnóstico e tratamento do câncer.
Surra de varas: Assembleia aprova voto de repúdio a RC por unanimidade

O que a Paraíba tem registrado de inusitado é impressionante. Vai de fechamento de escolas a fechamento de delegacias. Mas, não supera a matéria aprovada, esta manhã (dia 4), na Assembleia: um voto de repúdio ao governador Ricardo Coutinho, por suas declarações bélicas, dadas num haras, de que dará uma “surra de varas” na oposição.
E por unanimidade. Parece mentira, mas a verdade é que, por descuido ou por corpo mole, a iniciativa do deputado Caio Roberto foi aprovada com apoio dos deputados governistas. No final, os “ricardistas” ainda tentaram mudar a ata da votação, pedindo para retirar seus nomes, certamente temendo uma surra de varas do governador.