Quem vai vencer a disputa ao Governo em 2014?

O ano de 2014 inicia com algumas certezas e várias incógnitas para a disputa ao Governo do Estado. No capítulo das certezas, há as candidaturas (oficial) do governador Ricardo Coutinho, e a postulação do ex-prefeito Veneziano. RC é candidato natural à reeleição e Veneziano é quem tem melhor aproveitado o espaço pelas oposições.

Na rubrica das incertezas, o caso mais notório é, obviamente, do senador Cássio Cunha Lima. O tucano tem sido estimulado por sua militância descontente com o Governo, para disputar contra Ricardo Coutinho. Mas, há uma variável jurídica em aberto. O próprio PSDB já sinalizou que irá realizar uma consulta ao TSE em abril pra saber de elegibilidade.

Pela 4ª vez: PT dá prazo para militantes deixarem Governo RC

Pela quarta vez, nos últimos três meses, a direção estadual do PT manda um recado para os militantes do partido que ocupam cargos no Governo Ricardo Coutinho e na gestão tucana do prefeito Romero Rodrigues. E os petistas, supostamente indicados pelo deputado Luiz Couto, insistem em desconhecer a orientação partidária.

A última delas foi dada pelo presidente Charlinton Machado, nesta quinta (dia 2), quando avisou que os petistas terão até o dia 21 para entregarem seus cargos, sob pena de serem suspensos ou até expulsos. Há quem acredite que o partido irá punir os dissidentes. Mas, a verdade é que, apesar de todas as outras ameaças, eles fazem ouvidos de mercado.

Destaque no Congresso: Vital entre os dez mais do Senado

Impressiona a trajetória do senador Vital Filho. Em seu primeiro mandato, Vital foi destaque entre os dez mais do Senado. Já presidiu a Comissão de Orçamento, a CPI do Cachoeira, agora, está a frente a Comissão de Constituição e Justiça (a mais importante da Casa), foi relator de alguns dos principais projetos votados e se especializou em pareceres consistentes.

Vital tem sido citado, insistentemente, por grandes órgãos da mídia nacional, como G1, Veja, Estadão, Folha, O Globo, Valor Econômico como o parlamentar do PMDB que conseguiu o mérito de reunir em torno de si a unanimidade, inclusive para uma eventual indicação no Governo Dilma. Não é pouco para, digamos, um marinheiro de primeira viagem.

RC diz que violência reduziu em 2013 e critica governos de Cássio e Zé

O governador Ricardo Coutinho afirmou, nas primeiras horas de 2014, que a violência diminuiu na Paraíba ao longo do ano passado. Eis o que postou no twitter: “Fechamos 2013 com um número inferior de homicídios que o ano passado. O segundo ano consecutivo de redução após dez anos de crescimento!” Há quem acredite.

Mas, a postagem guarda também uma curiosidade não desprezível: os dez anos anteriores ao mandato de Ricardo Coutinho coincidem precisamente com os dois de Cássio Cunha Lima e mais o período tampão de José Maranhão. Exatamente Cássio que tem feito críticas à violência crescente no Estado, especialmente em Campina Grande.