Nota de repúdio contra ataques a Ricardo, o Marcelo, revela tamanho da bancada de oposição

Mais um episódio registrado na Assembleia confirma as especulações em torno do tamanho da bancada do governador Ricardo Coutinho: nada menos do que 26 (dos 36) deputados subscreveram uma nota de desagravo a Ricardo Marcelo, pelas críticas desferidas ao presidente da Casa pelos deputados Tião Gomes e o ex-líder governista, Hervázio Bezerra.
O detalhe foi que três (dos quatro) deputados do DEM assinaram o documento: Assis Quintans, Domiciano Cabral e João Henriques. Lindolfo, pelo menos em tese, segue na bancada do governador. Outras surpresas ficaram por conta dos deputados Jutahy Meneses (PRB) e Márcio Roberto (PMDB), que vinham votando com o Governo.
RC chama secretário de Cunha e ironiza: “Cláudio é Lima mas não é laranja…”

O episódio ocorreu na manhã desta quinta-feira (dia 3), na sede da Acadepol, quando o governador anunciou edital para estabelecer a promoção de 800 policiais civis, e uma Medida Provisória autorizando o reenquadramento dos delegados da Polícia Civil. No momento de saudação das autoridades, Ricardo se referiu ao secretário de Segurança como…
“Secretário Cláudio Cunha Lima!” Houve um silêncio na plateia, ante o que pareceu ser uma gafe do governador que, imediatamente, reparou: “Desculpem, o secretário Cláudio é Lima, mas não é laranja…” Para riso da assistência e do próprio governador que, aparentemente, gostou de sua tirada. Alguns apostam que foi de caso pensado.
A charge do momento

O rompimento do senador Cássio Cunha Lima já trouxe para o governador Ricardo Coutinho várias consequências. A mais grave delas foi o emagrecimento de sua bancada na Assembleia. De uma penada só, RC perdeu Carlos Dunga, Iraê Lucena, Léa Toscano, Branco Mendes e Edmílson Soares…
O que dizem as pesquisas ao Governo para Cássio, RC e Veneziano?

A temporada de pesquisas chegou e com ela interpretação para todos os gostos dos números até agora apresentados. Bem, a considerar como verdadeiras as estatísticas divulgadas de vários institutos, dá pra tirar algumas conclusões, ainda que de forma empírica, afinal a maratona para as urnas de outubro está apenas começando.
Mas, alguns dados saltam aos olhos. O governador Ricardo Coutinho, por exemplo, está oscilando um pouco acima dos 20%, ou perto de um quarto do eleitorado até agora definido. Vamos combinar, um número aquém do esperado. Afinal, é comum os governadores no poder estarem, a esta altura da proximidade do pleito, com pelo menos um terço.