Passe livre chega para estudantes da rede estadual com um ano de atraso, mas governador pode vetar

O passe livre foi o principal estopim que incendiou o Brasil com as manifestações de junho do ano passado. Milhares de pessoas foram as ruas contra o abuso cometido com o preço das passagens. Inicialmente era apenas a redução das passagens, depois foi o passe livre mesmo. Só agora, porém, o benefício chega à Paraíba.
É bem provável que o governador Ricardo Coutinho fique irritado e vete, como tem sido seu hábito, mas o projeto de lei do deputado Anísio Maia, concedendo passe livre para os estudantes da rede estadual foi uma iniciativa ainda que tardia, necessária. Matéria similar já foi aprovada pela Câmara de João Pessoa, para os alunos rede municipal.
Cícero adverte: “Quando tomarem a decisão sobre minha candidatura, tomarei a minha!”

Que o senador Cícero Lucena anda magoado com seu partido, o PSDB, isto não constitui novidade. A novidade mesmo é que o senador talvez rompa com seu estilo cordato de sempre abaixar a cabeça para as decisões do partido, e decida tomar uma atitude, digamos, mais altiva. É o que o tucano vem deixando transparecer em suas últimas entrevistas.
Na última delas, por exemplo, Cícero dá um aviso, que mais parece uma advertência: “Minha candidatura (á reeleição) é nata. Os estatutos do PSDB me asseguram o direito de disputar a reeleição.” Ou seja, ele talvez não aceite pacificamente uma decisão do partido, retirando a sua candidatura para fechar com um nome de outro partido, como Wilson Santiago, por exemplo.
Governador institui o AR e o DR: a Paraíba surgiu a partir de 2010

A Paraíba, a partir de agora, já poderá ser historicamente distinguida em dois períodos: o AR e o DR, ou seja, o Antes de Ricardo, ou o Depois de Ricardo. Pelo menos a julgar pela sua entrevista, na manhã desta terça (dia 10), na CBN. No final, ficou a impressão que o Estado foi criado a partir de 2010, a partir de assunção do poder.
Declarações do tipo “nunca se investiu tanto na Paraíba” foram ditas à exaustão, quando o governador se reportou a construção de estradas, ou aplicação de recursos em saúde, educação e área social. Foi como o Estado, de fato, só tenha acordado pra vida em 2010. E impressiona esse discurso, quando se imagina a quantidade de escolas fechadas…
Procurador acusa Assembleia de casuísmo para tentar reprovar as contas do governador

O procurador-geral do Estado Gilberto Carneiro acusou o deputado Raniery Paulino, de comandar um processo casuístico para votar as contas do governador Ricardo Coutinho. Tudo depois que o deputado, presidente da Comissão de Orçamento, propôs uma mudança no Regimento da Casa, estabelecendo um prazo de 15 dias para o governador apresentar sua defesa.
Raniery se defende, afirmando que o atual texto é omisso quanto a prazos. Prevê apenas o prazo para o relator, que é o deputado Frei Anastácio, apresentar seu relatório e o voto: “Mas, entendemos que se trata de uma garantia constitucional, que assegura a qualquer cidadão ampla defesa e direito ao contraditório, e estamos apenas assegurando esse direito ao governador.”