A soma de todos os erros na novela do PT com o PMDB

O jogo vai ficando bruto na relação entre PMDB e PT. É um processo que sinaliza para a judicialização, elevando ainda mais temperatura entre peemedebistas e petistas. Talvez não seja igual ao que ocorreu na eleição de 2012 em Campina Grande, mas certamente os estremecimentos terão efeitos similares, com consequências imprevisíveis para a sequência da política no Estado.
Até onde a vista alcança, todas as partes erraram, em maior ou menor grau. O PT nacional errou ao prometer aliança em torno da candidatura do senador Vital Filho. Até resolução editou, depois ficou hesitante, admitindo composição com o governador Ricardo Coutinho, sob o argumento subjetivo e inocente dele ficar neutro na disputa presidencial.
Vita diz que “não há intervenção no PT mas apenas anulação da aliança com PSB”

“Não há intervenção na direção estadual do PT, como se tem especulado, o que há é uma determinação da direção nacional para anular o ato homologatório na convenção da aliança com o PSB.” Essa a observação do advogado do PMDB, Roosevelt Vita, ao Blog, pontuando: “Houve o descumprimento de uma resolução da direção nacional e, por isso, esse ato será anulado.”
Segundo Vita, “no dia 26, a direção nacional do PT emitiu resolução, orientando a aliança na Paraíba com o PMDB, portanto a aliança teria de ser com o PMDB, em torno da candidatura do senador Vital Filho ao Governo do Estado, e então como a estadual descumpriu essa orientação, o ato de homologação da aliança com o PSB será anulado nos termos da Lei 9.504, Lei das Eleições”.
Lucélio nega intervenção e diz que PT irá registrar ata da aliança com RC

Mais um capítulo na encrenca do PT com o PMDB. Lucélio Cartaxo, candidato a senador na chapa do governador Ricardo Coutinho, afirmou esta manhã (sexta, dia 4), que “o PT mantém a coligação com o PSB, e vamos registrar a ata junto ao TRE confirmando essa aliança, que foi decidida no voto, e não vamos voltar atrás”.
Segundo Lucélio, “nem houve intervenção da direção nacional na estadual, e nem a direção estadual foi comunicada de qualquer nova orientação da nacional, então seguimos com o que havíamos planejado, ou seja, vamos registrar a ata, consagrando a aliança homologada em convenção, por 13 votos a um, com total legitimidade”.