Maranhão surpreende com performance em pesquisas e apoios

Impressiona a performance do candidato ao Senado pelo PMDB, Zé Maranhão. Nem tanto por sua biografia de ex-deputado, ex-senador e ex-governador, que tem realmente peso. Mas, o fato é que, até bem pouco tempo, Maranhão era “apenas” candidato a deputado federal. E, uma vez que assumiu a disputa ao Senado, tem conseguido apoios que, antes, se julgava improváveis, e em vários municípios.

O último deles foi emprestado pelo prefeito Netinho e mais 17 vereadores de Santa Rita, o terceiro colégio eleitoral do Estado. Tudo bem que Maranhão tem uma história de obras na cidade, mas um apoio dessa dimensão é raro nessas latitudes, com tantos outros candidatos disputando os mesmos espaços. Parece revelar que sua candidatura tem uma solidez que alguns antes questionavam, desde sua sequencia recente de derrotas.

“Vocês vão terminar perdendo o doutor!” vira hit no celular de governistas

Virou um hit em alguns celulares uma curiosa mensagem que foi enviada por determinado gestor público a representantes do governador Ricardo Coutinho, dias antes de findar o prazo das convenções. “Olha, que você vão terminar perdendo o doutor!”, foi a frase enviada. Passado o prazo das convenções, a frase virou um sucesso.

O detalhe da frase é que mostra a ansiedade como algumas lideranças políticas se encontravam, esperando um aceno do governador para fechar ou confirmar um apoio. E mostra também como alguns aliados vinham pressionando por um “agrado”. Bem aos moldes daquele programa “Chegou o doutor!”, só que com outro viés.

Advogado de Cássio diz ter convicção que Justiça concederá registro da candidatura

Advogados do senador Cássio Cunha Lima entendem que o Tribunal Regional Eleitoral não deverá acatar o pedido de impugnação da candidatura do senador Cássio Cunha Lima. Pelo menos foi o que revelou esta manhã (terça, dia 15), o advogado Harrisson Targino, coordenador jurídico da campanha do senador tucano ao Governo.

“Nós, evidentemente, respeitamos a posição do Ministério Público Eleitoral, mas temos a mais absoluta convicção de que, ao seu tempo, a Justiça irá demonstrar que a tese da douta Procuradoria não se sustenta em relação à essa controvérsia relacionada ao primeiro e segundo turnos de uma eleição, e concederá o registro da candidatura ao senador Cássio Cunha Lima”, disse o advogado.

Três candidatos, três pendências judiciais e turbulências pela frente

Três candidatos, três problemas. Vamos combinar, pelo menos para os três candidatos considerados, digamos, mais fortes (conforme pesquisas) para a disputa ao Governo do Estado, a situação jurídica não é das melhores. Cássio Cunha Lima (PSDB), Ricardo Coutinho (PSB) e Vital Filho (PMDB), todos com pendências judicias pela frente.

Cássio, com várias ações que pedem sua impugnação, sabe que não terá vida fácil. Aliás, desde que decidiu ser candidato era impossível não saber dos riscos. Suas cassações, a Lei da Ficha Limpa e a animosidade, especialmente dos recordistas, seriam um calo para a sua candidatura. Agora, obviamente, o Ministério Público Eleitoral é o mais forte deles.