Governador sofre dura derrota e terá pela frente o fantasma da impopularidade até as urnas 2018

A esta altura do campeonato é redundante falar que o grande derrotado nas eleições 2016 foi o governador Ricardo Coutinho. Na verdade, foi mesmo e está mais do que evidente. Se fosse possível resumir numa palavra, poderia se dizer que o pleito deste ano foi “catastrófico” para o governador. Um fantasma com o qual terá de convier na sequência do campeonato.
Cássio emerge fortalecido da urnas com vitórias nos principais colégios eleitorais do Estado

Para quem foi duramente derrotado em 2014, o senador Cássio Cunha Lima recuperou grande parte de seu prestígio com as urnas de 2016. Talvez não tanto pela vitória de Luciano Cartaxo em João Pessoa, onde pouco participou da campanha. Muito mais por ter ancorado vitórias em colégios de destaque na geografia política do Estado.
Bola fora: Lira aparece de última hora para apoiar Ricardo Coutinho em João Pessoa e perde

Há políticos que, por suas decisões, oscilam perigosamente do céu ao inferno, num espaço curto de tempo. Veja o caso do senador Raimundo Lira. Depois de cunhar uma boa imagem como condutor do processo de impeachment no Senado, pelo equilíbrio, especialmente. Põe tudo a perder no processo eleitoral que se encerra.
Senador Deca estreia com vitória de candidatos aliados em Uiraúna, Cajazeiras e Campina

Mesmo com pouco tempo de rodagem, o senador Deca acertou a mão nessas eleições. Em todos os colégios eleitorais onde teve participação ativa ou mesmo mais discreta, foi vitorioso. Ele próprio cita os casos de Cajazeiras, Uiraúna e Campina Grande. No caso especial de Cajazeiras, foi um dos cabos eleitorais na surpreendente vitória de Zé Aldemir
Cartaxo derrota RC pela segunda vez, consolida liderança em João Pessoa e se projeta para 2018

A maior vitória dessas eleições ocorreu, sem a menor dúvida, em João Pessoa. E por várias razões. O prefeito Luciano Cartaxo venceu, por duas vezes seguidas, o governador Ricardo Coutinho que, se não foi candidato oficial, assumiu todos os riscos como candidato virtual. Há quatro anos, bancou Estela Bezerra e perdeu. Agora, Cida Ramos. A derrota não vai pra contas delas. Vai pra conta do governador.
Romero surpreende com uma vitória acachapante sobre Veneziano em 1º turno

Uma das eleições mais impressionantes ocorreu em Campina Grande. No início da campanha, o que mais se projetava era uma polarização entre os candidatos Romero Rodrigues e Veneziano. Muito se falava da capacidade retórica de Veneziano como elemento de desequilíbrio. Mas, foi Romero quem deu o tom no primeiro debate, quando disse: “Não vim pra falar bonito, vim pra falar a verdade.”
Berg Lima rompe ciclo de Expedito Pereira em Bayeux com discurso de renovação

Dentre as novas lideranças que surgem nessas eleições, há um destaque especial para Berg Lima, eleito prefeito de Bayeux. Sua vitória impressionou pelos números e por derrotado do prefeito Expedito Pereira, um dos políticos mais jurássicos do Estado. Mas, não apenas Expedito. Berg derrotou também o governador Ricardo Coutinho, além do ex-deputado Domiciano e sua esposa Sara Cabral.
Panta derrota deputado do governador em Santa Rita com uma das maiores vitórias dessas eleições

Uma das curiosidades dessas eleições vem de Santa Rita. O médico Emerson Panta, eleito com mais de 70% dos votos, uma das vitórias mais impressionantes dessas eleições, está com a candidatura, digamos assim, na UTI. Impugnado pelo TRE, Panta vai aguardar pela terapia jurídica do TSE em Brasília, para, enfim, comemorar sua consagradora vitória.
A surpreendente vitória de Zé Aldemir sobre a esposa do antes imbatível Carlos Antônio

Essas eleições consagraram algumas surpresas. O caso de Cajazeiras. A prefeita Denise passou praticamente toda a campanha posando de reeleita. Grande parte da mídia embarcou nessa propaganda, e o resultado foi a impressionante vitória do deputado Zé Aldemir que, até o início da campanha, ainda relutava em disputar a Prefeitura.
Dinaldinho derrota Nabor em meio ao maior escândalo da História de Patos

A vitória de Dinaldinho Wanderley em Patos consagra o princípio de que o crime nem sempre compensa. E quem desdenhava dos efeitos de escândalos tamanho família, certamente perdeu o bonde. Não adiantou a estratégia do PMDB de alijar a ex-prefeita Chica Mota da disputa, e a cantilena de que Nabor não seria contaminado pelas traquinagens verificadas na gestão peemedebista.