2026 É LOGO ALI… Lucas, Nabor e Hugo exibem uma afinação política que pode determinar os rumos da eleição

Existe uma movimentação na praça política, meu caro Paiakan, que parece revelar uma certa sintonia do governador em exercício Lucas Ribeiro (Progressistas) com o prefeito Nabor Wanderley (Patos) e, por tabela, também seu pai, o deputado-presidente Hugo Motta, ambos do Republicanos.

Alguns detalhes sinalizam nesta direção. Por exemplo: há poucos dias, logo que assumiu o Governo, com a viagem de João Azevedo a Portural, Lucas fez questão de ajustar sua agenda para estar em Patos, e prestigiar uma pauta administrativa com o prefeito Nabor.

Foram pelo menos cinco atos públicos juntos, como o lançamento do São João, a visita ao Hospital de Trauma do Sertão, à Maternidade Doutor Peregrino Filho, às obras de instalação de um acelerador linear e uma visita à Casa de Apoio Amigos Viva a Vida.

“É uma alegria estar hoje aqui participando do primeiro lançamento de São João do Brasil. Isso mostra planejamento, organização, importante para a festa, porque quanto mais antecedência mais as pessoas podem se programar para vir a Patos e fazer uma grande festa”, comentou Lucas.

Nabor revelou que a construção do Hospital de Trauma do Sertão, com previsão de entrega para maio de 2026, “representa um marco para a região, com apoio do Governo do Estado”. Também mencionou a ampliação da maternidade com investimentos de R$ 16 milhões, que incluirá a expansão de UTI neonatal e materna e centro cirúrgico”.

A afinação entre Lucas e Nabor ocorre em meio às movimentações no Republicanos, com a postulação do deputado-presidente Adriano Galdino de disputar o Governo, inclusive após o governador João Azevedo ter admitido que, uma vez que deixe o posto para disputar o Senado, Lucas assume e passa a ser um candidato até natural à reeleição.

E a verdade, meu caro Paiakan, é que uma união de Progressistas com Republicanos, além do PSB de João forma uma estrutura política muito robusta, algo que pode ser determinante para o futuro da eleição em 2026.