Existe uma movimentação na praça política, meu caro Paiakan, que parece revelar uma certa sintonia do governador em exercício Lucas Ribeiro (Progressistas) com o prefeito Nabor Wanderley (Patos) e, por tabela, também seu pai, o deputado-presidente Hugo Motta, ambos do Republicanos.
Alguns detalhes sinalizam nesta direção. Por exemplo: há poucos dias, logo que assumiu o Governo, com a viagem de João Azevedo a Portural, Lucas fez questão de ajustar sua agenda para estar em Patos, e prestigiar uma pauta administrativa com o prefeito Nabor.
Foram pelo menos cinco atos públicos juntos, como o lançamento do São João, a visita ao Hospital de Trauma do Sertão, à Maternidade Doutor Peregrino Filho, às obras de instalação de um acelerador linear e uma visita à Casa de Apoio Amigos Viva a Vida.
“É uma alegria estar hoje aqui participando do primeiro lançamento de São João do Brasil. Isso mostra planejamento, organização, importante para a festa, porque quanto mais antecedência mais as pessoas podem se programar para vir a Patos e fazer uma grande festa”, comentou Lucas.
Nabor revelou que a construção do Hospital de Trauma do Sertão, com previsão de entrega para maio de 2026, “representa um marco para a região, com apoio do Governo do Estado”. Também mencionou a ampliação da maternidade com investimentos de R$ 16 milhões, que incluirá a expansão de UTI neonatal e materna e centro cirúrgico”.
A afinação entre Lucas e Nabor ocorre em meio às movimentações no Republicanos, com a postulação do deputado-presidente Adriano Galdino de disputar o Governo, inclusive após o governador João Azevedo ter admitido que, uma vez que deixe o posto para disputar o Senado, Lucas assume e passa a ser um candidato até natural à reeleição.
E a verdade, meu caro Paiakan, é que uma união de Progressistas com Republicanos, além do PSB de João forma uma estrutura política muito robusta, algo que pode ser determinante para o futuro da eleição em 2026.