2026 É LOGO ALI… Oposição deve decidir entre Efraim, Pedro, Romero e Bruno para disputa ao Governo do Estado
O senador Efraim Filho (União Brasil), o ex-candidato Pedro Cunha Lima (PSDB), o deputado Romero Rodrigues (Podemos) e o prefeito Bruno Cunha Lima. Qual desses nomes deverá disputar o Governo do Estado pelas oposições em 2026.
Essa a indagação que tem percorrido a seara da oposição, ante a necessidade de apresentar um candidato competitivo para enfrentar nas urnas o candidato do governador João Azevedo (PSB), que está entre Adriano Galdino (Republicanos), Lucas Ribeiro (Progressistas) ou o secretário Deusdete Queiroga (PSB).
Dos quatro da oposição, Efraim já partiu na dianteira. Tem submetido seu nome à avaliação de lideranças política do Estado, e concluiu que seu nome “está leve”. Como um foguete? Pedro, que teve bom desempenho em 2022, também tem colocado seu nome como uma opção, mas admite que só irá se houver consenso.
Romero é outro quadro. Mas, sua hesitação em tomar decisões tem desgastado muito seu cacife eleitoral. Ele saiu muito mal da eleição em Campina Grande. Bruno, apesar de jovem, adquiriu musculatura após sua reeleição, que era dada como improvável num eventual embate com Romero. A depender de seu desempenho no segundo mandato, pode pintar como opção para 2026.
Então, a menos que surja outro postulante, as oposições vão precisar trabalhar com estes quatro nomes, e definir sua estratégia já em 2025, para não chegar à vespera da eleição sem um candidato azeitado para as urnas de 2026. O detalhe é que o quarteto já esteve junto na eleição de 2022, em torno da candidatura de Efraim a senador.