2026 É LOGO ALI… Quem se credencia após as eleições de 2024 para a disputa ao Governo e ao Senado?
Estamos em plena campanha eleitoral de 2024, mas, pelo que se vê na praça política, meu caro Paiakan, 2026 é logo ali na esquina, e termina permeando o debate e as especulações futuras.
O governador João Azevedo e os deputado Adriano Galdino (PSB) e Cabo Gilberto abriram de certa forma esse debate. Galdino e Gilberto, admitindo disputar o Governo. João, alertando aliados que só deixará o Governo para disputa ao Senado se houver unidade em sua base. Acende o sinal amarelo para o vice Lucas Ribeiro, o Progressistas do deputado Aguinaldo Ribeiro e para o PSD da senadora Daniella Ribeiro.
As especulações giram sobre quem chegará com envergadura para a disputa majoritária. De prima, na hipótese de uma reeleição para Bruno Cunha Lima (Campina Grande) e Cícero Lucena (João Pessoa), segundo as últimas pesquisas, certamente colocará os reeleitos na condição de eventuais candidatos, senão ao Governo, pelo menos ao Senado. É meio que óbvio após dois mandados como prefeitos. Mas, é claro, precisam vencer a parada das urnas de outubro.
Para o Senado, além de João (se deixar o Governo), há os atuais senadores Veneziano Vital do Rego e Daniella Ribeiro. Os dois já têm se estranhado no Senado, talvez já antecipando uma eventual disputa em 2026. Há o deputado Hugo Motta (Republicanos). Também não se pode perder de vista o ex-deputado Pedro Cunha Lima, que foi muito bem avaliado pelas urnas de 2022, e talvez até o ex-senador Cássio.
Estes, com mais alguma surpresa que possa emergir das urnas deste ano, devem ser os protagonistas da disputa majoritária de 2026. Mas, até lá, meu caro Paiakan, muita água ainda vai rolar.