INTEGRIDADE 2ª FASE Advogado e defensor são presos acusados de destruir provas e ameaçar testemunhas
Uma nova fase da Operação Integridade, coordenada pelo Gaeco e pelas Polícias Civil e Militar, foi deflagada nesta terça-feira (03/12), na cidade de Guarabira.
Nesta etapa, foram presos o ex-coordenador da Defensoria Pública na comarca de Guarabira, Marcos Antonio Maciel de Melo, e o advogado e ex-assessor técnico comissionado da Defensoria Pública, Vinicius Queiroz de Souza.
De acordo com o Gaeco, a 2ª etapa foi desencadeada após a identificação de elementos que indicam que dois dos investigados estavam ameaçando testemunhas e destruindo provas essenciais para a continuidade das investigações.
A ação investiga supostos crimes cometidos por advogados ligados à Defensoria Pública do Estado e em outras organizações, e também apura um esquema envolvendo a judicialização fraudulenta em massa, incluindo o uso indevido da estrutura da Defensoria Pública do Estado da Paraíba.
As investigações continuam e, segundo o Gaeco, novas fases da operação poderão ser realizadas para elucidação completa dos fatos e responsabilização dos envolvidos.
As condutas investigadas incluem práticas de captação irregular de clientes e utilização de recursos públicos de forma contrária à sua destinação constitucional, em flagrante prejuízo à população vulnerável, que deveria ser a principal beneficiária dos serviços da Defensoria Pública.
Redação