Jampa Digital cruza fronteira: investigação chega ao ministro Aguinaldo e ao ex Campos
As investigações sobre o escândalo Jampa Digital cruzaram as fronteiras do Estado. Após o indiciamento de 23 pessoas da Paraíba, o rumo das investigações chegou ao governador Eduardo Campos que, por coincidência, é aliado do governador Ricardo Coutinho. Mostra que há algo a mais na fronteira entre a Paraíba e Pernambuco do que imagina nossa vã filosofia…
Segundo a Folha de São Paulo, do lado de cá da fronteira, a PF também pediu o aprofundamento das investigações, dentro do escândalo Jampa Digital, sobre outras autoridades, “entre elas a do ministro Aguinaldo Ribeiro (Cidades) e a de dois deputados federais. A Ideia Digital é suspeita de financiar ilegalmente campanhas do PSB e do PSD.”
Do outro lado da fronteira, a Polícia Federal investiga a empresa Ideia Digital, que venceu a licitação fraudulenta do Jampa Digital e também ganhou concorrência de R$ 77,5 milhões, para informatizar escolas de Pernambuco. Segundo a PF, há claros indícios de superfaturamento. Uma disciplina que deveria ser incluída no currículo dos alunos pernambucanos…
Do lado da Paraíba, a investigação da PF também aponta que “verbas de convênio do Ministério da Ciência e Tecnologia com a Prefeitura de João Pessoa foram desviadas para financiar campanha do governador da Paraíba, Ricardo Coutinho (PSB), em 2010” e que o “dinheiro teria sido desviado em contrato com a Ideia … Na época, Coutinho era prefeito de João Pessoa.”
Do lado de Pernambuco, a Folha noticia que, em depoimento oferecido à Polícia Federal, um dos suspeitos atestou que a Ideia Digital “tinha acesso irrestrito ao próprio Ministério da Ciência e Tecnologia”, que foi comandado por Eduardo Campos em 2004 e 2005. Nem na fronteira entre Estados Unidos e México tem tanta movimentação…
E apenas para não dizer que não falei das flores, ou dos girassóis, meu caro Paraikan, não custa lembrar que, durante a campanha de 2010, a oposição denunciou um derrame de dinheiro de Pernambuco na Paraíba, inclusive houve uma apreensão de notas, através de uma ação do delegado Derly Brasileiro. Uma investigação que, aliás, cruzou as fronteiras do esquecimento…
Mais em http://bit.ly/1b46DJN.