Jampa Digital: Aguinaldo responsabiliza procurador de RC, Governo culpa ministro
A Paraíba tem acompanhado perplexa ao tornado desencadeado pelo escândalo Jampa Digital, que já envolveu o governador Ricardo Coutinho, o vice Rômulo Gouveia e o ministro Aguinaldo Ribeiro (Cidades), apenas para citar os personagens da Paraíba. Mas, essa avalanche de denúncias está causando um efeito colateral sério, que é a troca de acusações entre eles.
Começou quando o ministro Aguinaldo emitiu nota, em sua defesa ao Jornal Nacional, afirmando não ter nada a ver com o escândalo, pois quem fez a licitação para a compra de equipamentos e serviços foi a Secretaria de Administração. No revide, o Governo RC afirmou que a licitação foi homologada por Aguinaldo, quando este era secretário de Ciência e Tecnologia.
Nota de Aguinaldo – Eis o que trouxe o Jornal Nacional (sexta, dia 19): “Em nota ao Jornal Nacional, a assessoria do ministro das Cidades, Aguinaldo Ribeiro, afirma que a licitação que resultou na contratação da Ideia Digital foi conduzida pela Secretaria de Administração do município. Portanto, Aguinaldo não licitou, contratou ou pagou essa empresa na época. (mais em http://glo.bo/1aAAkOE ).”
O detalhe é que o então secretário de Administração era o atual procurador-geral do Estado, Gilberto Carneiro, responsabilizado por Aguinaldo pela licitação, contratação e pagamento da Ideia Digital, empresa que venceu a licitação. A Polícia Federal considerou a licitação fraudulenta e apontou desvio de R$ 1,6 milhão, dinheiro usado para financiar a campanha do governador Ricardo Coutinho.
Nota do Governo RC – Já o Governo Ricardo Coutinho, em sua nota emitida na manhã deste domingo (dia 21), afirmou: “Licitado o projeto pela Secretaria Municipal de Administração, a execução ficou a cargo da Secretaria de Ciência e Tecnologia, responsável pela execução e elaboração do Termo de Referência em parceria com a Rede Brasileira de Visualização (RBV), entidade credenciada pelo Ministério da Ciência e Tecnologia e referendada pelo então secretário de Ciência e Tecnologia, hoje ministro das Cidades, Aguinaldo Ribeiro. (mais em http://bit.ly/1bTyDh8)”
Ou seja, Governo RC deixa claro em sua nota que a responsabilidade pela homologação da licitação e a execução do programa Jampa Digital foi da Secretaria de Ciência e Tecnologia, que atinge o ministro Aguinaldo Ribeiro. Ele foi titular da pasta até se desincompatibilizar, em abril de 2010, para disputar a deputação federal. Em seu lugar assumiu Paulo Badaró, indicado pelo próprio Aguinaldo.
Inauguração do Jampa com Aguinaldo e Pitty – A reportagem do Fantástico (25 de março de 2012) trouxe a denúncia do escândalo, quando relata que o ministro Aguinaldo Ribeiro, à época secretário da Prefeitura de João Pessoa, foi quem inaugurou o Jampa Digital (19 de março de 2010), com um show da cantora Pitty. Aguinaldo abre o evento, dizendo: “Tai Internet de graça (foto acima), sem fio, para toda a galera de João Pessoa, parabéns!” Em http://bit.ly/117Ou7b.