Manifestantes invadem Assembleia e cobram CPI do Jampa Digital
Não demorou para o Movimento do Passe Livre e manifestantes de vários segmentos da sociedade decidirem cobrar uma apuração rigorosa do escândalo do Jampa Digital. Eles resolveram radicalizar e invadiram o plenário da Assembleia, onde ameaçam permanecer enquanto os deputados não tomarem uma atitude em relação ao governador Ricardo Coutinho.
“Esse escândalo do Jampa Digital é uma vergonha nacional. Pelo relatório da Polícia Federal ficou comprovada a fraude, tanto que houve o indiciamento de 23 pessoas, inclusive do vice-governador Rômulo Gouveia. Então, a Assembleia precisa tomar uma providência em relação ao governador, que era o prefeito ao tempo do escândalo”, disse um dos manifestantes.
Os manifestantes entendem que a Assembleia pode instalar uma CPI para apurar o envolvimento do governador, do seu vice e mais assessores, dentre eles o seu procurador Gilberto Carneiro. Na manhã desta quinta (dia 25), haverá uma reunião extraordinária da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), mas a pauta tem sido mantida em segredo.
O deputado Ricardo Marcelo, presidente da Assembleia, não quis comentar a invasão do plenário da Casa, mas disse que o “momento é de prudência, e temos de manter a serenidade, não podemos hostilizar os manifestantes, então precisamos dialogar para resolver esse impasse, na verdade estamos passando um momento difícil no Estado e temos de manter a calma”.
Os manifestantes realizaram um ato público na Praça dos Três Poderes, onde tentaram um diálogo com o governador Ricardo Coutinho. Ante a negativa do governador em conceder a audiência, os manifestantes decidiram invadir o plenário da Assembléia para cobrar dos deputados a instalação de uma CPI para apurar o escândalo do Jampa Digital. A invasão se deu de forma pacífica.