“RC não seria eleito sem o dinheiro do Jampa pelo que estamos vendo”, diz líder
O deputado Raniery Paulino, líder do PMDB, lamentou o envolvimento do governador Ricardo Coutinho no escândalo do Jampa Digital, após a Polícia Federal ter apresentado documentos comprovando que o dinheiro sujo financiou a campanha de RC: “Se o governador foi eleito com esse dinheiro da fraude, então sua eleição não é legítima!”
Como se sabe, tanto a Polícia Federal, quanto a Controladoria Geral da União e Ministério Público Federal, concluíram que houve direcionamento ilegal na licitação do Jampa Digital, ocorreu prática de superfaturamento e o dinheiro obtido de forma ilícita no esquema fraudulento financiou a campanha de Ricardo Coutinho em 2010.
“É justo imaginar que, se esse dinheiro não tivesse financiando a campanha de Ricardo Coutinho, talvez ele não tivesse sido eleito. Afinal, conforme se vê nessas investigações, essa parecia ser uma prática corriqueira na administração de Ricardo Coutinho enquanto prefeito de João Pessoa. O que garante que outras fraudes de desvio de dinheiro público não tenham ocorrido?”, questiona Raniery.
E arrematou: “Eu começo a perceber que, se não fosse o uso desse dinheiro sujo, ele não tinha sido eleito governador. Então, seu mandato tornou-se questionável. O PMDB, ao acompanhar o desenrolar desse escândalo do Jampa Digital, se sente lesado por Ricardo Coutinho, que pode te usado esse dinheiro, para tirar um mandato que seria do nosso partido.”
Na eleição de 2010, segundo a Justiça Federal, Ricardo Coutinho recebeu 942.121 votos (49,74% dos votos válidos), enquanto Zé Maranhão teve 933.754 votos (49,30% dos votos válidos). A diferença entre eles foi de apenas 8.367 votos. “Uma diferença muito pequena, então o dinheiro do Jampa Digital pode ter sido o diferencial para Ricardo tem obtido mais votos”, finalizou Raniery.