“Secretários fazem governador passar vergonha em Brasília”, diz deputado
A declaração foi dada pelo deputado Anísio Maia. Segundo o petista, o governador Ricardo Coutinho foi constrangido, durante a reunião com os ministros Aguinaldo Ribeiro (Cidades) e Miriam Belchior (Planejamento), para tratar de projetos na área de mobilidade urbana “por falta de um melhor assessoramento técnico”.
Como se sabe, durante a reunião, a ministra cobrou parceria do Governo com a CBTU para a implantação dos chamados VLTs (Veículos Leves sobre Trilhos) e outros projetos para área de mobilidade. O Governo do Estado não apresentou qualquer projeto, e ainda se recusou a concretizar a parceria com a CBTU no caso dos VLTs.
“Se não fosse a delegação da Prefeitura de João Pessoa, que levou um pacote de onze projetos bem fundamentados, no valor de R$ 911 milhões, o Estado da Paraíba teria passado uma vergonha ainda maior, perante o Governo Federal, porque o Governo do Estadi não teve nada para apresentar”, complementou o deputado Anísio.
Segundo Anísio, “os técnicos dos Ministérios do Planejamento e das Cidades ainda chegaram a dizer: ‘vocês voltem pra casa pra organizar os seus projetos’, e deram mais sete dias aos representantes do Governo Ricardo Coutinho. Ora, um Governo sem projetos, isto é realmente uma vergonha para uma gestão que se pretende competente.”
Durante o encontro, a ministra se aborreceu com o governador em relação aos VLTs, por se negar a manter a parceria com a CBTU: “Governador, não sei por que o senhor está se negando, porque não foi isso que nós acertamos antes. E o senhor não acertou com outra pessoa, não. O senhor acertou diretamente comigo. Se está se negando agora, e não quer cumprir com a palavra é outra história!”