Deputados ficam indignados com vetos do Governo
A sessão desta quarta (dia 21) na Assembleia foi mais uma vez marcada por queixas da oposição contra os vetos do governador Ricardo Coutinho. Nas votações dessa tarde, dois vetos foram mantidos, e coincidentemente a projetos de deputados oposicionistas. Um deles tratando do combate ao desperdício de água. O outro, de proteção aos consumidores em regime de inadimplência.
Anísio Maia e Carlos Batinga lamentaram que, “apesar do problema da água preocupar governos de todo o mundo, na Paraíba o governador é contra”. Frei Anastácio também se revoltou: “Não podemos continuar nesse nível, em que a Casa produz e o Governo veta unicamente por se tratar de uma iniciativa da oposição. A população precisa ser informada sobre o que está ocorrendo.”
Outro que se revoltou foi Trócolli Júnior: “O Governo alega que os projetos são inconstitucionais, mas o Governo está enganado, inclusive, projeto similar já foi aprovado em vários Estados. A Constituição Federal funciona no Rio de Janeiro do mesmo jeito que na Paraíba, mas aqui, o Governo do Estado veta projetos de Lei só porque são de autoria da oposição.”
Já a deputada Daniella Ribeiro criticou os chamados vira-casacas, deputados que votam os projetos e, depois, pressionados pelo Governo, mudam o próprio voto: “O que nos deixam indignados é que deputados da situação mudam o voto na hora do veto, ou seja, aprovam em plenário, mas acompanham o veto. Isso diminui o nosso trabalho, que realizamos pesquisas, ouvimos a população, mas o governo vai e veta e os deputados têm que baixar a cabeça para o Executivo.”
Já o líder do Governo, Hervázio Bezerra, ao comemorar a manutenção dos vetos, ironizou que os deputados autor dos projetos deviam se informar mais sobre a constitucionalidade de suas matérias, para que o Governo não seja obrigado a vetar.