Cássio ou Ricardo: se PSDB e PSB terão palanque único quem será o candidato?
Uma curiosidade tem marcado as especulações em torno de uma eventual candidatura do senador Cássio Cunha Lima a governador, especialmente após o recente encontro entre os presidenciáveis Aécio Neves e Eduardo Campos. Como compatibilizar sua candidatura com a proposta de um palanque comum do PSDB com o PSB em alguns Estados, notadamente a Paraíba?
É o que está na Folha de São Paulo (http://bit.ly/15sTIYZ), em reportagem que diz: “Campos e Aécio fizeram um balanço das sucessões nos Estados e enumeraram aqueles em que será possível unir PSDB e PSB e formar ‘palanque duplo’. Os casos com negociações mais avançadas são São Paulo e Paraná, mas há também tratativas em curso em Minas Gerais, Paraíba e Piauí.”
Diante de tal cenário, sobrevém uma dúvida: se PSDB e PSB terão palanque comum na Paraíba, quem será o candidato a governador? O governador socialista Ricardo Coutinho, postulante à reeleição, ou o senador tucano Cássio Cunha Lima? Obviamente um palanque comum pode até comportar dois candidatos a presidente, mas apenas um a governador.
Na medida em que Aécio e Campos propõem palanque comum na Paraíba, obviamente têm consciência de que um dos dois (Ricardo e Cássio) terá de abrir mão da candidatura. Há uma clara incompatibilidade da disputa entre os dois dentro do mesmo palanque. Se o mais importante para PSDB e PSB será eleger o próximo presidente, certamente haverá renúncia de um dos lados nos Estados em favor do projeto maior.
Bem, a se confirmar o que diz a Folha de São Paulo em relação ao palanque único, é possível que os caciques nacionais se vejam na iminência de ter que escolher o melhor candidato da parceria no Estado. E, vamos combinar, pelo menos a preço de hoje, o senador Cássio está bem a frente do governador RC. Mas, Ricardo irá mesmo recuar em favor de Cássio sem lutar?