Dilma aprova Vital na Integração mas nomeação só na reforma ministerial
A presidente Dilma aprovou o nome do senador Vital do Rego Filho para o Ministério da Integração Nacional, mas sua nomeação só deverá ocorrer na virada do ano, quando pretende promover uma reforma em sua equipe de primeiro escalão. Foi o que noticiou o jornalista Gerson Camarotti, comentarista do Globo News e blogueiro do G1.
Enquanto não nomeia o titular, a presidente Dilma preferiu nomear como interino Francisco Teixeira, secretário de Recursos Hídricos do Ministério da Integração. Teixeira tem sido o responsável pelas obras da Transposição do São Francisco. O PMDB, porém, ainda tentará uma nova abordagem à presidente para efetivar Vital no cargo, antes do final do ano.
Eis o que diz o jornalista Camarotti em seu blog (g1.globo.com/platb/blog-do-camarotti/): “Em conversa nesta terça-feira com a presidente Dilma Rousseff, o presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), disse que o nome de consenso do partido para ocupar o Ministério da Integração Nacional é o do senador Vital do Rego (PMDB-PB). Renan disse que Vital tinha o apoio das bancadas da Câmara e do Senado.
Dilma aprovou o nome de Vital e ressaltou que era importante o partido ter unidade na indicação. E sinalizou que a mudança deveria ser feita na reforma ministerial prevista para acontecer na virada do ano. Até lá, fica no comando do ministério Francisco Teixeira, que era secretário de Recursos Hídricos.
Na longa conversa que teve nesta terça com o ministro da Integração, Fernando Bezerra, a presidente Dilma Rousseff deixou claro que pretende manter na pasta um interino até a reforma ministerial que deve acontecer entre dezembro e janeiro.
Para o posto de interino, Dilma pediu a Bezerra, que entregou o cargo, sugestões de nomes entre os técnicos do ministério. Entre os nomes sugeridos, a presidente se fixou em Francisco Teixeira, secretário de Infraestrutura Hídrica, que é do Ceará.
Ela chegou a consultar a ministra Miriam Belchior sobre o nome de Teixeira, que é o responsável técnico pela obra da transposição do Rio São Francisco. A transmissão do cargo vai acontecer às 17h desta terça no ministério.
Mesmo com a preferência de Dilma por um interino técnico, o PMDB pressiona para emplacar no lugar de Bezerra o senador Vital do Rêgo (PMDB-PB).”
Tempo de Dilma – Já o ministro Gilberto Carvalho (Secretaria-Geral da Presidência) afirmou que a presidente Dilma tem seu tempo para fazer as escolhas. Vital foi indicado pelo PMDB e sua nomeação era esperada para o início da tarde dessa terça-feira: “O que tem são tempos, que a própria presidente decide quando ela julgar conveniente. O importante é o governo não parar.”