“Dom Agapito” vai para o “paredão” da Feira de Frankfurt
O livro “O Incrível Testamento de Dom Agapito”, do jornalista Hélder Moura, passou a integrar a galeria montada na Feira de Livros de Frankfurt, onde estão expostos exemplares de escritores brasileiros. Nas prateleiras podem ser conferidos livros de vários escritores, alguns na edição original português, outros já em edição alemã.
A Feira, que é considerada a maior do gênero no mundo este ano homenageia a literatura brasileira. Durante o evento, têm ocorrido várias palestras, debates, exposições, lançamentos de livros envolvendo escritores brasileiros. Foi montado, inclusive, um cenário em material reciclado, especialmente destinado aos eventos, ao lado dos painéis com a exposição dos livros.
Para o escritor e jornalista paraibano, “o sonho de qualquer escritor é, sem dúvida, estar em Frankfurt, porque de fato essa feira é a meca da literatura mundial”. Em Frankfurt, os visitantes podem encontrar os maiores escritores da atualidade, e conferir suas obras, enquanto tomam um café e discutem, por exemplo, se a ausência de Paulo Coelho pesou no sucesso dos brasileiros…
… Ou, se o livro eletrônico irá, um dia, substituir o livro físico. A Alemanha é um dos países onde mais se vendem livros de literatura. Todos os grandes escritores do mundo têm seus livros traduzidos para a língua alemã. Diversos brasileiros estão nas prateleiras com suas edições germânicas, como Jorge Amado, Carola Saavedra, ou o próprio Paulo Coelho.
Novas edições – Durante a Feira, várias conversações quanto a futuras edições para o livro “Dom Agapito”. Uma delas devem redundar na publicação da primeira edição em inglês, para sair no formato de livro eletrônico, nos dias seguintes a Frankfurt. Mas, foram iniciados entendimentos visando também uma edição em alemão e espanhol, para os próximos meses.