Cartaxo adverte Luiz Couto para entregar cargos no Governo: “Decisão do PT”
O prefeito Luciano Cartaxo certamente não agradou Luiz Couto, com suas declarações desta manhã (dia 14), mas aparentemente o deputado terá de tomar uma decisão nos próximos dias. Cartaxo alertou Couto que ele precisa entregar os cargos que tem no Governo Ricardo Coutinho, porque “isso é uma decisão nacional do PT, depois que o PSB passou a fazer oposição à presidente Dilma”.
A menos que o deputado pretenda se indispor com a orientação partidária, precisará fazer com outros petistas estão fazendo pelo País afora. Em Pernambuco, por exemplo, o PT já entregou mais de duas dezenas de cargos que ocupava na gestão do governador Eduardo Campos. “O deputado Luiz Couto vai ter que adaptar à nova realidade”, advertiu o prefeito de João Pessoa.
No final de semana, o ex-presidente Lula se encontrou com Dilma e integrantes da cúpula petista e admitiu que, se Eduardo Campo decidiu assumir a oposição ao Governo do PT, é preciso que o partido tome decisão semelhante de deixar os cargos em todos os Estados onde mantinha aliança com o PSB. Como, obviamente, é o caso da Paraíba. A ordem é isolar o PSB nos Estados.
Cartaxo, antenado com o que acontece em Brasília, adverte ao deputado Couto: “Existe uma resolução nacional. Se o PSB entregou os cargos federais e está fazendo oposição ao governo Dilma, é natural que o PT também entregue, para que não haja constrangimentos nas próximas eleições. E o deputado Luiz Couto não é uma exceção. O nosso projeto é reeleger a presidente Dilma.”
A mudança de Lula – Como se sabe, até o mesmo passado, o ex-presidente Lula ainda defendia a manutenção do diálogo com o PSB, mesmo após Eduardo Campos entregar os cargos no Governo Dilma. Mas, ele passou de fato a considerar o PSB como oposição após a filiação de Marina Silva ao partido. Marina, como se sabe, foi convidada por Campos e tomou essa decisão, após ter a criação do Rede Sustentabilidade vetada pela Justiça Eleitoral.