Paraíba inova e cria rodízio de água, violência, lagosta, avião…
A Paraíba sempre inovando. Pois não é que o Governo do Estado está instituindo a administração do rodízio? Sim. O mais evidente, claro, é o rodízio da Cagepa. E já vem de algum tempo. Falta água num dia, no outro não tem água nas torneiras. Ainda bem que o presidente da empresa admitiu publicamente e, com isto, oficializou o rodízio…
Mas não apenas da água. Na Granja Santana, por exemplo, há o rodízio de quitutes finos. Num dia, come-se lagosta. No outro, camarão. Um rodízio nos acepipes, que é para os comensais não enjoarem, que tudo de mais é veneno. Num dia, usa-se papel higiênico de R$ 59,90. No outro, também. Nesse caso, o rodízio é apenas do usuário.
Tem até rodízio de avião oficial. Num dia, quem usa o avião é a primeira-dama. Aliás, também um rodízio de ares. Minas Gerais é Minas Gerais. No outro dia, quem usa a aeronave é o próprio governador. Fazendo também um rodiziozinho de réveillon. Uma coisa é comemorar em João Pessoa, outra bem diferente no Rio de Janeiro.
Rodízio de escolas. Num dia, 230 escolas estão abertas. No outro, estão fechadas. Nesse caso, faz uma permuta, e não precisamente um rodízio: troca-se a permanência dos alunos em sala de aula por crianças e adolescentes nas ruas. Um local, aliás, bem mais apropriado para outros tipos de aprendizado. No comércio de drogas, por exemplo.
Tem o rodízio de deputados. Num dia, eles estão na oposição. De repente, eles se mudam para a ala do Governo. Claro, não maldemos, tudo isso ocorre pelos belos olhos do senhor governador. O que mais haveria de ser? Nesse caso, um rodízio de simpatia. A cordialidade do governador faz rodízio com a vontade de estar no poder.
Tem o rodízio da (in)segurança. Num dia, bandidos assaltam e matam empresário em Cajazeiras. No outro, em João Pessoa. Tem suas vantagens: o paraibano nunca sabe onde vai ocorrer o próximo. Mas, a essa altura com o rodízio da sensação de insegurança, o cidadão faz o rodízio entre acreditar na realidade ou imaginar que é apenas psicológico.
De forma, que sob gestão girassol, a Paraíba segue inovando, e já se fala até em criar o Dia do Rodízio. Resta esperar se, com tanto rodízio assim, também haverá rodízio de governador nas eleições do próximo ano…