Em meio à euforia do pré-sal Governo desiste do petróleo de Sousa
Enquanto o Governo Dilma vive euforia do leilão do pré-sal e a dinheirama envolvida no leilão do campo de Libra, o mesmo não se pode falar do petróleo de Sousa. O Blog recebeu informação, há poucos dias, que a Petrobrás simplesmente desistiu da exploração do óleo em Sousa, após levantamentos técnicos realizados pela ANP (Agência Nacional de Petróleo).
Há poucos dias, técnicos da ANP colocaram a última pá de cal sobre o sonho do petróleo de Sousa. Eles concluíram que, além de ser de qualidade inferior, não existe óleo em quantidade suficiente que justifique o investimento sua exploração. Além do mais, é caro o seu transporte para o porto mais próximo, que é Suape, já que Cabedelo não tem calado para navios petroleiros.
O petróleo de Sousa foi um sonho acalantado pela população, desde que surgiram os primeiros indícios de reservas na região. Logo depois, a Petrobrás confirmou a existência do óleo, e houve inclusive sua inclusão em alguns dos leilões anunciados pelo Governo Federal. Mas, nenhuma empresa se interessou em sua exploração, o que deixou a opção apenas para a Petrobrás.
Agora, com esses estudos dos técnicos da ANP, fica praticamente sepultada a possibilidade de sua exploração. Uma notícia nada animadora. Havia muita expectativa na região em relação a todo o boom de desenvolvimento que o petróleo provoca em todas as áreas produtivas.