Na PB é assim: violência aumenta e Governo fecha delegacias
Para um Estado que já sofre tanto com a escalada de violência, a edição do Diário Oficial do Estado desta terça (dia 3) está um primor: por ordem do governador Ricardo Coutinho, várias delegacias serão fechadas nos plantões noturnos, finais de semana e feriados. Em João Pessoa, restarão apenas duas para atender toda a cidade.
Conforme portaria assinada pelo delegado geral da Polícia Civil, Carlos Alberto Ferreira da Silva, irão funcionar nos plantões apenas a 12ª Distrital, que funciona no bairro de Manaíra, e a 9ª Delegacia, localizada no bairro de Mangabeira. Apenas essas duas delegacias terão plantões para atender toda a cidade de João Pessoa.
O secretário Cláudio Lima (Segurança) alegou escassez no efetivo da Polícia Civil, para o fechamento das delegacias, mas não explicou porque concursados para a corporação não foram chamados. Segundo Sandro Bezerra, presidente da Associação dos Policiais Civis, o número de agentes de investigação para trabalhar nas delegacias “é insuficiente”.
“No entanto, existem cerca de 200 concursados aprovados em 2010, que já passaram pelo Curso de Formação da Polícia Civil, mas que não foram chamados. O prazo para convocação desse pessoal se encerra em 2014”, pontuou Sandro.
Outros municípios – Com a portaria, as ocorrências nas cidades de Bayeux, Cruz do Espírito Santo e Lucena deverão ser registradas na 6ª Delegacia, em Santa Rita. Em Cabedelo haverá uma delegacia. Já a Delegacia de Sapé ficará responsável pelas ocorrências de Sobrado, Riachão do Poço e Mari, enquanto que a Delegacia do Conde ficará encarregada de Alhandra Pitimbu, Caaporã e Pedras de Fogo.
A Ddlegacia de Mamanguape deverá registrar as ocorrências daquela cidade e também dos municípios de Capim, Mataraca, Rio Tinto, Baia da Traição, Cuité de Mamanguape, Curral de Cima, Marcação, Itapororoca, Jacaraú, Pedro Régis e Lagoa de Dentro.