Assaltos e explosões a bancos aumentam 138% até novembro na PB e Sindicato pede providências
Mais um número para entrar no preocupante quadro de segurança pública da Paraíba. De janeiro a novembro deste ano, os assaltos e explosões a bancos cresceram 138,4%, quando comparado a igual período no ano passado. Os dados foram levantados e divulgados, esta segunda-feira (dia 9) pelo Sindicato dos Bancários.
Ao todo, foram 124 ataques em 2013, contra apenas 52 em 2012. Ainda de acordo com levantamento, as tentativas de assaltos/arrombamento/ explosões, juntas, aumentarem 433,3%. Em seguida, vêm os arrombamentos, com 337,5%, as explosões, com 109,9%, assaltos, com 54,55% e a modalidade criminosa conhecida como ‘saidinha de banco’, com 25% de aumento em um ano. Mais em http://bit.ly/1cl8Z1F.
O presidente do Sindicato dos Bancários da Paraíba, Marcos Henriques, declarou estar abismado com o crescimento vertiginoso de crimes contra bancos no Estado. “A sociedade tem de cobrar soluções imediatas para a questão da segurança; cobrar dos bancos mais investimento e dos órgãos competentes a implantação de políticas preventivas que garantam a tranquilidade da população.”.
No contraponto aos dados do Sindicato dos Bancários, a Secretaria de Segurança do Estado diz que, em 2012, a Paraíba “foi destaque nacional pela redução de 21,5% nos casos de crimes contra instituições bancárias com uso de explosivos em relação a 2011”. Ou seja, em um ano, muita coisa mudou aqui no Estado. E pouco para o bem…