Senado aprova paraibano para Conselho Nacional do Ministério Público
O plenário do Senado Federal aprovou, ontem, o nome do paraibano Fábio George Cruz da Nóbrega, para ser o representante do Ministério Público Federal (MPF) no Conselho Nacional do Ministério Público. Seu mandato no carto será de dois anos.
Fábio, que é procurador regional da República, foi indicado para a função pelo procurador-geral da República, Rodrigo Janot, no último dia 14 de novembro. Ele foi o primeiro colocado na lista tríplice formada pelos mais votados em todas as unidades do MPF no Brasil.
Previamente sabatinado na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania do Senado, onde foi aprovado por 13 votos a um, Fábio George recebeu no Plenário 52 votos favoráveis – houve ainda sete votos contrários e uma abstenção. A indicação seguirá agora para a presidente da República, Dilma Rousseff, responsável pela nomeação.
Currículo – Graduado em Direito pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Fábio George foi promotor de Justiça na Paraíba de 1994 a 1996, ano em que ingressou no MPF. Foi procurador-chefe da Procuradoria da República na Paraíba, de 2004 a 2005, e Procurador Regional Eleitoral em Goiás, de 1998 a 2000. Em 2005, foi promovido a procurador regional da República.
Atualmente, ele é corregedor-regional do MPF na 5.ª Região, que abrange os estados de Alagoas, Ceará, Paraíba, Pernambuco, Rio Grande do Norte e Sergipe. Também faz parte da coordenação do Fórum Pernambucano de Combate à Corrupção (FOCCO-PE), que promove o trabalho integrado de várias instituições e órgãos públicos que exercem atividades ligadas ao repasse, controle e fiscalização dos recursos públicos em Pernambuco.
CNMP – Criado em 30 de dezembro de 2004, o CNMP tem o papel de orientar e fiscalizar todos os ramos do Ministério Público brasileiro, pautando-se pelo controle e transparência administrativa do órgão.