Prefeito decide criar Secretaria para conter onda de violência
A ideia já havia sido levantada pelo senador Cássio Cunha Lima. Mas, agora, o prefeito Romero Rodrigues decidiu adotar. Por conta da crescente onda de violência em Campina Grande, Romero deve enviar projeto à Câmara Municipal propondo a criação da Secretaria Municipal de Segurança Pública. A ideia é envolver a sociedade no projeto de combate à violência.
O prefeito revelou, em entrevista à Imprensa, que irá amadurecer a ideia para encaminhar o projeto à Câmara de Vereadores. O anúncio foi feito um dia depois do prefeito assinar o projeto que cria o Conselho Municipal de Segurança Pública. O Conselho, segundo o gestor, vai democratizar a discussão em torno da segurança pública na cidade.
Escalada de violência – Há dois dias, a Polícia Militar divulgou uma estatística sobre os Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLI) ocorridos em Campina Grande desde o dia 1º de janeiro de 2013 até 16 de dezembro. O levantamento, segundo a PM, foi baseado nas declarações de testemunhas e investigações no local do crime e revelam um aumento expressivo comparado ao ano passado.
Críticas do senador – Há poucos dias, em entrevista à Imprensa, Cássio denunciou a onda de violência na cidade: “Não adianta ficar só falando que o índice de homicídios no Estado diminuiu. Vivemos um clima a insegurança: “É preciso medidas urgentes, enérgicas e rápidas”. Não podemos continuar aceitando, por exemplo, a repetição desses crimes patrimoniais que existem na cidade.”
E ainda revelou: “Somos diferentes (Ricardo e ele): as diferenças são visíveis. Não nos falamos com frequência. Ricardo tem um estilo próprio que respeito. Meus pleitos nem sempre são atendidos. Não tenho tanto prestigio assim. Ricardo foi uma única vez no meu gabinete em Brasília. Já passamos um mês ou dois sem contato.”