Caos na saúde: Hospital Regional está sem ambulância há dois meses
O Hospital Regional de Sousa, responsável pelo atendimento a 39 municípios (cerca de 400 mil habitantes), está sem ambulância, há dois meses. O hospital dispunha de uma única ambulância para transporte de pacientes destinados à UTI, mas o veículo quebrou desde 21 de outubro e não houve, até o momento, manutenção.
A denúncia foi feita ao Blog por funcionários do hospital. Eles informam que o atendimento vem dependendo de um suporte temporário dado pelo Corpo de Bombeiros e Samu. “A Diretoria já solicitou uma solução ao secretário Waldson de Sousa (Saúde), mas ainda não obteve resposta, gerando revolta da população.”
Mas, esse não é o único problema. Segundo os funcionários, “os assistentes sociais estão sofrendo com o acúmulo e o desvio de funções, atribuições inerentes a outras categorias estão sendo repassadas a eles, tais como: emitir declaração de óbito; transferir pacientes para outros hospitais; passar diagnósticos de um paciente de responsabilidade de um médico para outro médico; informar óbitos às famílias.”
Até mesmo a coordenadora do serviço social do Hospital é uma pedagoga, quando deveria ser uma pessoa da área de saúde. Não é de hoje que os problemas se acumulam no Hospital. Em 2011, a denúncia de irregularidades foi levada até a Curadoria da Saúde, para tentar resolver os problemas. Mas, passados quase três anos, “os problemas persistem”.
Alguns dos problemas constatados pela Curadoria da Saúde foram: ausência dos médicos plantonistas para atender a população, a falta de higiene do hospital, o sucateamento do prédio como um todo, com banheiros quebrados, paredes sujas, tetos descascados, falta de ambulância com UTI, além da insuficiência de leitos.