RC diz que violência reduziu em 2013 e critica governos de Cássio e Zé
O governador Ricardo Coutinho afirmou, nas primeiras horas de 2014, que a violência diminuiu na Paraíba ao longo do ano passado. Eis o que postou no twitter: “Fechamos 2013 com um número inferior de homicídios que o ano passado. O segundo ano consecutivo de redução após dez anos de crescimento!” Há quem acredite.
Mas, a postagem guarda também uma curiosidade não desprezível: os dez anos anteriores ao mandato de Ricardo Coutinho coincidem precisamente com os dois de Cássio Cunha Lima e mais o período tampão de José Maranhão. Exatamente Cássio que tem feito críticas à violência crescente no Estado, especialmente em Campina Grande.
Para um deputado cassista ouvido pelo Blog “vai na contramão de apelo de final, quando conclamou todos terem a capacidade de unir, mas do que para separar”. Outra curiosidade foi esta postagem ter sido a primeira produzida pelo senhor governador, após seu isolamento no réveillon, quando se refugiou em Jacumã, e pediu pra não ser incomodado.
Deputados assaltados – Nos meses derradeiros de 2013, alguns parlamentares foram vítimas da violência. Primeiro, a deputada Daniella Ribeiro denunciou ter sido assaltada duas vezes num restaurante em Campina Grande. Depois, ex-deputado Walter Brito (pai), que foi abordado por bandidos numa moto, quando chegava à sua residência na cidade.
Finalmente, o deputado Branco Mendes, que foi assaltado em João Pessoa. Branco chegou, inclusive, a postar sua queixa no twitter: “Pela primeira vez, fui vitima de um assalto hoje (dia 30) quando voltava da caminhada que faço todos os dias no Espaço Cultural, juntamente com minha ssposa Gorete. Levaram os dois relógios, meu cordão e aliança.”