Destaque no Congresso: Vital entre os dez mais do Senado
Impressiona a trajetória do senador Vital Filho. Em seu primeiro mandato, Vital foi destaque entre os dez mais do Senado. Já presidiu a Comissão de Orçamento, a CPI do Cachoeira, agora, está a frente a Comissão de Constituição e Justiça (a mais importante da Casa), foi relator de alguns dos principais projetos votados e se especializou em pareceres consistentes.
Vital tem sido citado, insistentemente, por grandes órgãos da mídia nacional, como G1, Veja, Estadão, Folha, O Globo, Valor Econômico como o parlamentar do PMDB que conseguiu o mérito de reunir em torno de si a unanimidade, inclusive para uma eventual indicação no Governo Dilma. Não é pouco para, digamos, um marinheiro de primeira viagem.
Vital relatou o o Plano Nacional de Educação, o Projeto de Lei 63 que altera as normas para combater crimes de violação de direito autoral, a Lei Geral da Copa, e até a resolução PRS 45/2011, que institui a Comenda Senador Abdias Nascimento e destaca personalidades que tenham oferecido contribuição relevante à proteção e à promoção da cultura afro-brasileira.
Com uma atuação realmente destacada, Vital terminou se inserido no seleto clube dos dez parlamentares mais influentes do Senado Federal. Um feito, mas honra outros grandes paraibanos que passaram pelo senador, como Humberto Lucena, que foi presidente, e Antônio Mariz, que relatou o processo de impeachment do ex-presidente Collor de Mello.