Secretário rebate críticas de Cássio à segurança e reafirma que violência diminuiu
O secretário Cláudio Lima parece já embalado na relação bipolar entre o governador Ricardo Coutinho e o senador Cássio Cunha Lima. Durante entrevista à CBN, esta manhã (dia 7), Cláudio rebateu (ainda que de leve) o ex-governador, ainda aliado de Ricardo, por suas recentes críticas à Segurança no Estado, durante entrevista em Guarabira.
Cláudio insinuou a necessidade de comparar os governos de RC e Cássio: “Anteriormente não existia nenhuma contagem da violência na Paraíba, nenhuma estatística. Para termos um retrato da violência tivemos que fazer uma operação para saber o número de homicídios nos últimos anos. Não tem como comparar com as outras gestões, pois não existiam números”.
E, de certa forma, o secretário foi mais democrático que o escalão acima, quando admitiu: “Críticas são importantes. Apesar de algumas serem injustas.” Parecia claramente outra resposta ao (ainda) aliado, o senador Cássio. Como se sabe, durante a entrevista em Guarabira, o tucano cobrou humildade do governador e tolerância para ouvir as críticas. Inclusive as dele.
Aliás, o secretário comove mais pela franqueza do que, obviamente, pelo desempenho de sua secretaria, o que não deixa de ser extremamente louvável, considerando o comportamento do governador, que jamais admite erros. Cláudio Lima foi franco, por exemplo, quando indagado sobre o fechamento de delegacias no período noturno e nos finais de semana…
Num trecho da entrevista, ele admitiu: “A Paraíba não tem condições de abrir todas as delegacias todas as noites… Em muitos lugares não existe demanda para isso, e também existe a falta de contingente.” Mas, foi duro da queda: “E eu desafio um Estado que abra todas as suas delegacias à noite.”
Por fim, Cláudio Lima reafirmou que os números da violência têm caído na Paraíba, apesar de recentes estatísticas publicadas pelo Ministério da Justiça e entidades internacionais apresentarem um quadro de agravamento.