União de PMDB e PT já no 1º turno repercute em Brasília
No instante em que integrantes do Blocão tentavam estabelecer uma estratégia de sobrevivência, setores do PT decidiram emitir uma nota defendendo a união do PMDB com o PT já no primeiro turno. A proposta dos petistas, inclusive, sugeria uma chapa com Veneziano candidato ao Governo, e Lucélio Cartaxo, ao Senado.
O assunto repercutiu em Brasília, na manhã desta sexta-feira (dia 28). O presidente nacional do PT, Ruy Falcão, registrou que a manutenção da aliança entre PMDB e PT “seria fundamental para fortalecer o palanque da presidente Dilma na Paraíba”. No mesmo diapasão veio o senador Vital Filho, que agradeceu a iniciativa dos petistas, liderados pelo deputado Frei Anastácio…
“O PT e o PMDB têm um projeto nacional, que é garantir a reeleição da presidente Dilma e do nosso vice-presidente Michel Temer. Este é o projeto maior e temos que atuar, nos estados, pensando sempre no projeto nacional”, pontuou Vital, acrescentando: “Temos um projeto diferente do que propõem o PSB e o PSDB. Portanto, nada mais natural que possamos estar juntos já no primeiro turno”.
O ex-prefeito Veneziano também agradeceu a iniciativa dos petistas, por defenderem a aliança já em primeiro turno, mas afirmou que respeita “as estratégias do PT, e seria muito interessante a composição já em primeiro turno, mas se isso não ocorrer, fatalmente estaremos juntos num segundo turno, porque temos um projeto comum, que é reeleger a presidente Dilma e impedir a reeleição do atual governador.”
“Vamos aguardar os encaminhamentos que os companheiros julgarem mais conveniente, deixando os petistas aqui na Paraíba bem à vontade para qualquer tomada de decisão, mas destacando sempre a importância desta união no primeiro turno”, finalizou.
Nota do PT – Confira na íntegra a nota emitida por militantes petistas, liderados pelo deputado Frei Anastácio e a ex-secretária Giucélia Figueiredo:
“A predisposição do PSDB na postulação para Governo do Estado, rompendo com a aliança com o PSB, leva o PT a assumir uma postura propositiva nas eleições de 2014. A intensão é a de formatar palanque forte no processo de reeleição de Dilma, e esta deve ser a nossa prioridade.
Hoje se formou dois grandes palanques de nossos adversários, um com o PSB do governador Ricardo Coutinho, que trabalha para de Eduardo Campos, e outro com a candidatura do senador Cássio Cunha Lima – que trabalha há muito tempo para eleição do senador Aécio Neves. Diante disto, precisamos construir um grande palanque para a eleição da companheira Dilma na Paraíba.
Assim, nós, enquanto forças políticas internas do PT na Paraíba MANIFESTAMOS para a sociedade paraibana e para o conjunto do PT, a nossa predisposição de construir um palanque consistente para Presidente Dilma e um projeto político para o Estado, que tenha sintonia com o nosso programa nacional. Pelo exposto DEFENDEMOS a aliança do PT com o PMDB, já no primeiro turno.
Para esse quadro se concretizar é preciso “nomes e rostos” para conquistar as mentes e os corações da sociedade paraibana.
Ao nosso entender, os nomes de Veneziano Vital do Rego como candidato a Governador e Lucélio Cartaxo como candidato a Senador, representam a composição de nova frente no cenário político do Estado, ao mesmo tempo que, constroem a possibilidade concreta de um forte palanque para a candidatura da companheira Dilma na Paraíba, contribuindo de maneira positiva para projeto nacional.
Diante disto, conclamamos os filiados, filiadas e a militância do PT e dos partidos aliados para conjuntamente conosco ganhar as ruas e os municípios na Paraíba e fortalecer o projeto de reeleição da presidenta Dilma, Veneziano para governador e Lucélio para Senador, sem medo de ser feliz.
A nota é subscrita pelos seguintes petistas:
Frei Anastácio Ribeiro
Giucélia Figueiredo
Josenilton Feitosa
Antônio Barbosa Filho
David Soares de Souza
José Ivonaldo
Aristides Vilar
Hermano Maia
Ronaldo Cruz
Jonathan Pontes
Tania Maria de Sousa“