Enquanto isto na CPI dos Outdoors…
O relatório final dos trabalhos da CPI dos Outdoors deve ser anunciado, nos próximos dias, na Assembleia. Mas, até onde o Blog pode apurar, não conseguiu produzir mais do que uma pizza. E magra. Nada de responsabilizar graduados do Governo RC ou megaempresários, como se apregoava no início das investigações.
A montanha deve parir um rato. Apesar de todo esforço (!), a CPI deve culpar apenas o líder estudantil Jair Soares, como responsável pela contratação dos outdoors. Se alguém financiou Soares, não apareceu no radar da CPI. Assim, certos gestores públicos, suspeitos de bancarem a operação, aparentemente podem dormir tranquilos.
A CPI foi instalada, após vários outdoors terem sido espalhados pela cidade, trazendo o nome de alguns deputados de oposição, acusados de votarem contra o shopping de Mangabeira. Na verdade, os deputados votaram contra a permuta dos terrenos da Acadepol e Geisel. O caso terminou na Justiça, que mandou os responsáveis retirarem a propaganda.
No paralelo, alguns deputados mais queixosos da repercussão negativa decidiram solicitar a instalação da CPI dos Outdoors que, melancolicamente, está chegando ao final, como nos romances policiais de Agatha Christie: responsabilizando o mordomo, que é sempre a parte mais fraca.