Barreto espera julgamento de denuncia contra RC há cinco anos: “Quero que ele me processe!”
Há cinco anos, o ex-secretário e professor Francisco Barreto protocolou volumosa documentação junto ao Ministério Público Eleitoral, com várias denúncias envolvendo Ricardo Coutinho, especialmente quanto à sua prestação de contas como candidato à reeleição (a prefeito) em 2008. Pois, passado todo esse tempo, ele foi ouvido duas vezes pela Polícia Federal. Mas, o assunto morreu.
Ricardo chegou a ameaçar Barreto pelas acusações. Mas, aparentemente recuou. Hoje, Barreto insiste: “Esperei que RC me processasse como tanto ameaçou. E nada, faltou hombridade. Se escondeu por detrás dos blefes. Gostaria que ele me processasse.” Dentre as denúncias, constam “recibos com falsificação de assinaturas de supostos doadores…”
Segue: “Origem de dinheiro não explicada, lavagem e uso de terceiros, omissão e sonegação de doações e gastos irregulares, e muitos outros crimes previstos pela legislação eleitoral.” Barreto se diz desencantado: “É estarrecedor que até hoje não tenha havido nenhuma apuração definitiva, e as consequências legais por qualquer instancia judicial.”
O sentimento é de frustração: “O Ministério Público, que em principio deve ter provocado a apuração das denuncias, envolvendo a apuração policial pela PF, não traz à luz a informação pública do que resultou os citados inquéritos.”
“Fui convocado duas vezes a PF (2013 e 2014), compareci e reafirmei o teor das denuncias passados cinco anos, e perplexo, recomendei vivamente aos delegados que me ouviram que lamentava que ainda eles estivessem insistindo em apurar fatos que ocorreram há cinco anos, e que no meu entendimento era uma completa perda de tempo”, acrescenta.
Breve histórico – Barreto enviou texto ao Blog, acrescentando ainda alguns pontos: “RC assumiu em 2009 a PMJP, em 2010 o Governo do Estado, e é de novo candidato. Mesmo que houvesse uma remota chance de punição nada mais atingiria os mandatos que ocupou, nem tampouco a sua incolumidade política e eleitoral.
As denuncias sobre mensalão de RC em 2008/09 foram amplamente divulgadas, e mereceu o registro feito pelo site PBAgora em sua edição 20 de Março de 2009, que teve o patrocínio então corajoso Jornalista Luís Torres.
O jovem e então arrebatado opositor Luís Torres, que hoje exerce o cargo de Secretário de Comunicação do Governo RC foi intimado perguntei ao Delegado da PF em 19/03/2014 ? Afinal, talvez não seja o caso perturbar o inteligente e buliçoso Luís Torres que aderiu numa rendição incondicional a RC. Luisinho, como costumava chamar, foi um dos poucos aguerridos combatentes ao lado de Hervázio Bezerra, vereador Marcos Vinicius, Nicola Lomonaco, Maurilio Batista, Clison Jr, e Janildo Silva cerraram um duro combate à RC. Destes, só não permanecem Hervázio Bezerra e Luisinho, que por razões desconhecidas e inexplicáveis desembarcaram no Palácio da Redenção. Venderam as suas consciências e a força de trabalho. É uma lastima.
Fizemos um combate inglório, necessário e correto é certo, mas, sem consequências práticas. Esperei anos para ver se a justiça se exercia. Nada aconteceu. Não espero mais. Assim como, esperei que RC me processasse como tanto ameaçou. E nada, faltou hombridade. Se escondeu por detrás dos blefes.
Continuarei indo à PF, por dever de oficio e nada mais.”